Forte demanda causa escassez de sementes de milho safrinha
01/02/2012 13:43:45



O aumento da área cultivada resultou em escassez de sementes de milho disponíveis e preços mais elevados. Agricultores que esperaram para comprar suas sementes de milho estão descobrindo que os híbridos mais populares foram vendidos há semanas e eles terão de se contentar com segundo ou terceiro nível de híbridos. A oferta apertada causou também aumento no preço médio das sementes de milho no estado que saltou 30% em relação ao ano passado.

Agricultores em Mato Grosso vão plantar o seu milho safrinha após a colheita de soja que iniciou ainda no final de dezembro, mas o tempo chuvoso recente diminuiu o ritmo da colheita de tal forma que apenas cerca de 1% da soja foram colhidos. Normalmente nesta época de 4% a 5% da soja estaria colhida.

A janela de plantio para milho safrinha em Mato Grosso fecha na terceira semana de fevereiro, então ainda há tempo para plantar a safra, mas quanto mais cedo ela é plantada há maior perspectivas de rendimento. Agricultores na parte oeste do estado estão na verdade planejando a safrinha de algodão antes do milho. A safrinha de algodão deve ser plantada antes do final de janeiro e se as chuvas continuarem a atrasar a colheita da soja, é possível que alguns dos acres do algodão destinado possam ser mudados para a produção de soja.

Agricultores no sul do Brasil no Paraná também estão começando a plantar a safra de milho safrinha. A seca prolongada no estado acelerou a maturação da soja precoce em cerca de 10 dias levando a um início antecipado da safra. Agora que finalmente choveu depois de dois meses de seca, os agricultores querem aproveitar a umidade do solo e de plantar o milho safrinha o mais rápido possível.

Os agricultores também têm se apressado na venda antecipada de sua produção de milho safrinha. Na segunda semana de janeiro, aproximadamente 47,5% da produção de milho em Mato Grosso já havia sido vendida.

Fonte: Cenário MT


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado