05/03/2012 13:28:34
O coordenador da comissão de Gestão da Produção da Aprosoja, Naildo Lopes, o início um pouco tardio do plantio da soja consequentemente refletiu no período maior para plantar o milho safrinha.
A preocupação agora é com o período de escassez de chuva. “O produtor não pode demorar mais para finalizar o plantio, porque a planta corre o risco de sentir falta da chuva”, explicou Naildo Lopes. Isso porque a planta precisa de água nos primeiros 60 dias para florescer e, a partir de maio, começa o período de seca em Mato Grosso.
Sementes – Outro fator que atrapalhou o plantio do milho nesta safra foi a dificuldade de alguns produtores rurais de receber as sementes. Muitos relataram à Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) que as empresas não estavam entregando o produto no prazo acordado ou, então, entregaram híbridos diferentes do que foi comprado antecipadamente. Os produtores que se sentiram lesados foram orientados pela entidade a procurar a Justiça.
Mato Grosso deve produzir mais de 9,8 milhões de toneladas de milho na safra 2011/12, em uma área de 2,2 milhões de hectares.
Fonte: AgroNotícias
Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br