31/05/2012 11:01:59
KIEV - A Ucrânia deverá colher até 50 milhões de toneladas de grãos em 2012, sua terceira maior colheita nos últimos 20 anos, apesar de uma seca durante a semeadura e fortes geadas em janeiro-fevereiro, disse o Ministério da Agricultura do país nesta quarta-feira.
Mykola Prysyazhnyuk disse em entrevista à Reuters que um forte aumento na área semeada com milho compensaria a ex-república soviética de uma baixa na produção de suas commodities tradicionais, trigo e cevada. Ele acrescentou que cortes de exportação não estão previstos após um embargo de quatro meses no início da temporada.
"Nossa principal posição é a de não interferir no mercado", disse Prysyazhnyuk.
Ele disse que a seca e as geadas reduziram a colheita de trigo ucraniana para entre 12 e 12,5 milhões de toneladas este ano, ante 22,3 milhões em 2011.
"Levando em consideração as recentes chuvas a leste e sul da Ucrânia podemos ter entre 47 e 50 milhões de toneladas de grãos este ano", disse Prysyazhyuk.
"Um aumento na área com milho nos dará mais volume, enquanto a produção de trigo vai cair."
A Ucrânia semeou cerca de 7 milhões de hectares com trigo de inverno, mas o clima adverso reduziu a área em 1,45 milhão de hectares, disse ele, acrescentando que o clima favorável pode elevar a colheita de trigo 2012 para cerca de 14 milhões de toneladas.
Prysyazhnyuk disse que as geadas e a seca também reduziram a produção de cevada para cerca de entre 8,5 milhões e 9 milhões de toneladas, em relação às 9 milhões do ano anterior.
Ele disse que as áreas produtoras aumentaram a área com milho em 1,2 milhão de hectares este ano, para 4,6 milhões de hectares, e a nova área recorde pode dar à Ucrânia uma colheita de entre 26 e 27 milhões de toneladas de milho.
A Ucrânia, que produziu cerca de 5 milhões de toneladas de milho há cinco anos, colheu 22,7 milhões de toneladas da commodity em 2011.
"O milho é muito mais lucrativo por causa da colheita maior e a demanda externa. Nós discutimos a questão com cientistas e a Ucrânia pode semear uma área muito maior com milho", disse Prysyazhnyuk.
"A área com trigo deverá ser menor", notou ele.
A Ucrânia deverá exportar cerca de 21 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, mas isso poderia ser muito maior sem as tarifas à exportação impostas nos primeiros quatro meses do atual ciclo. Mas Prysyazhnyuk disse que o governo não cometerá o mesmo erro nesta temporada.
Fonte: Veja, 30 de maio