11/06/2012 14:05:40
Preços convidativos, aumento de área e o uso de mais tecnologia na produção ajudam no aumento significativo
Os números mato-grossenses indicam plantio de 2,5 milhões de hectares nesta safrinha, 43% mais do que no ano passado, e estimativa de produção de 13,1 milhões de toneladas.
Após recorde na safra de soja, Mato Grosso apresenta números pouco imaginados para o milho há alguns anos nas lavouras do Estado durante a safrinha. A produção do cereal cresceu tanto que em algumas cidades tradicionais em soja, como Sorriso e Lucas do Rio Verde, a safra de milho supera a da oleaginosa.
Preços convidativos, aumento de área e o uso de mais tecnologia na produção vão permitir aos agricultores obter, em média, o recorde 87 sacas por hectare.
Em algumas regiões do Estado, como no médio-norte, a produtividade ficará próxima de 90 sacas por hectare.
Otávio Celidonio, superintendente do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), diz que esse aumento de produção de milho se deve ao rápido avanço de novas tecnologias nessa cultura, principalmente com a chegada de novas variedades transgênicas.
O Brasil ainda tem muito a crescer na área de milho, diz ele. "Pode ser que ainda nesta década o país atinja a produtividade norte-americana, o que já foi conseguido -e até já superado- na soja".
Esse avanço da tecnologia do milho para as áreas tropicais deve levar Mato Grosso à liderança, em breve, também na produção do cereal, afirma Celidonio. O Estado já é o maior produtor de soja.
Os números mato-grossenses indicam plantio de 2,5 milhões de hectares nesta safrinha, 43% mais do que no ano passado, e estimativa de produção de 13,1 milhões de toneladas (mais 88%).
A boa produtividade, que gerou safra recorde aos agricultores de Mato Grosso, têm um preço: somente nos últimos 30 dias, o valor da saca teve recuo próximo de 10% no Estado.
Crédito O estoque de LCA atingiu R$ 19,2 bilhões no fim de maio, com alta de 31,5% ante igual período de 2011. Os valores investidos na LCA são destinados a financiamentos da cadeia produtiva do agronegócio, segundo a Cetip.
Soja Os produtores brasileiros já negociaram 86% da soja colhida na safra 2011/12, segundo estimativa da Safras & Mercado.
Mais rápida As vendas consideram o volume comercializado até o fim de maio e mostram avanço em relação aos 67% de 2011.
Desfavorável O clima seco em algumas áreas dos Estados Unidos fez o trigo subir 3% ontem na Bolsa de Chicago. Apesar da alta, os preços atuais são 25% inferiores aos de há um ano.
Milho A antecipação do plantio de milho deste ano nos EUA é registrada no percentual do cereal que já emergiu: 97% no início deste mês, ante 75% no mesmo período de 2011, segundo dados do USDA.
Fonte: Cenário MT, 5 de junho