08/10/2012 15:01:38
Autor: Uol
As exportações de milho do Brasil em setembro atingiram recorde de 3,145 milhões de toneladas, praticamente o dobro das 1,648 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) desta segunda-feira (1º).
Em agosto, o setor já havia registrado volume recorde de venda externa de 2,76 milhões de toneladas.
"Você tem uma transferência de demandas, com empresas norte-americanas vindo buscar mais (milho) no Brasil, para honrar contratos (para entrega fora dos EUA)", afirma Bruno Perottoni, analista da Terra Investimentos.
Nos últimos meses, a pior seca em mais de 50 anos nos EUA devastou lavouras e derrubou a produtividade das lavouras. Os Estados Unidos são tradicionalmente o maior exportador global de milho.
No acumulado do ano até setembro, as exportações brasileiras de milho somam 9,4 milhões de toneladas, com grande volume a partir de julho, após o país ter embarcado baixos volumes no primeiro semestre.
Perottoni acredita que o país possa chegar ao fim do ano com embarques entre 18 e 20 milhões de toneladas, "sendo conservador".
Já a soja, cujos estoques no país estão reduzidos após vendas intensas nos últimos meses --também aproveitando altos preços no mercado internacional--, teve embarques de 1,68 milhões de toneladas em setembro, abaixo das 2,43 milhões de toneladas embarcadas no mês anterior e das 2,8 milhões de toneladas de setembro de 2011.
Fonte: Agronotícias, 01 de outubro