Chuvas atrasam plantio no MT, mas produtores estão confiantes
07/11/2012 11:05:55



Plantio da safra 2012/2013 de soja está atrasado em 12,9 pontos percentuais em Mato Grosso se comparado à temporada 2011/2012. Mas isso não é motivo de preocupação para os produtores que garantem ser muito cedo para se falar em prejuízo. Ausência de chuvas em determinadas regiões do Estado fez com que alguns municípios plantassem em ritmo mais lento atingindo 62,5% da área semeada, como mostra o boletim semanal divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (05). No mesmo período da safra passada havia sido plantado 75,4% da área, ou seja, 5,3 milhões de hectares.

Alguns produtores também estão replantando áreas de Mato Grosso e Goiás, mas isso não afeta, por ora, a projeção da produção. É o que garante o diretor -executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) Marcelo Duarte Monteiro. “Neste caso, o produtor só perderá as sementes e não a produção. Ainda é muito cedo para dizer que haverá problemas ou mesmo que está tudo tranquilo. Muita coisa ainda vai acontecer”.

Acrescenta ainda que levando em consideração a área recorde destinada ao plantio desta safra, a produtividade deverá ficar dentro do esperado. “Houve aumento na área que saiu de 7 milhões de hectares na safra passada para 7,9 milhões (ha) nessa temporada. E, isso nos dá condições favoráveis para obtermos outra safra recorde como a registrada na 2011/2012”. O que aconteceu, de acordo com Monteiro, é que no ano passado, o plantio teve início muito cedo. “A vontade era de repetir isso novamente, pois os produtores querem colher duas safras no ano. Por isso existe essa ansiedade”.

Mesmo assim, de acordo com o Imea, a evolução média do plantio ainda se manteve regular na semana passada, uma vez que algumas regiões estão sendo favorecidas por um volume de chuva que beneficia o plantio. “As chuvas do último fim de semana foram bem vindas em todo o Estado. Em conversa com alguns produtores percebemos que eles estão otimistas e mais aliviados”, diz Marcelo Duarte. O diretor-executivo da Aprosoja informa ainda que esse pequeno atraso no plantio em relação ao ano anterior será compensado com replantio, o que segundo ele, já vem sendo executado por alguns produtores que haviam antecipado o plantio.

Até o momento, o plantio está mais adiantado na região Médio-Norte, com 85,9% da área semeada, seguida pela região Sudeste, com 63,2% executada. As localidades mais atrasadas em relação ao plantio da safra passada são a Oeste (57,5%) e a Centro-Sul (43,9%), que estão com 23,8 e 24,2 pontos percentuais inferiores ao ciclo 2011/2012, respectivamente, resultado da baixa disponibilidade de chuva na região.

Mato Grosso é o principal Estado produtor de soja e deve colher cerca de um terço da safra nacional projetada em 78,5 milhões de toneladas. Segundo a Aprosoja, mais de 60% da soja da próxima safra já está vendida. No ano passado, nesta mesma época, a venda antecipada da oleaginosa correspondia a metade da produção do Estado.

Fonte: Gazeta Digital


Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado