18/03/2013 10:01:27
No entanto, a produção deve cair, conforme dados divulgados pela entidade.
Pela estimativa, o déficit deve ser de quase 5%
Do G1 MS
Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safrinha do milho em Mato Grosso do Sul revelam que a área plantada aumentou, mas a produção deve cair. Pela estimativa, o déficit deve ser de quase 5%, já o cultivo alcançou 1.245 hectares, 4% que na safra passada.
Na propriedade de Leandro Rodrigues, em Deodápolis, 1,2 mil hectares de milho foram semeados de forma escalonada conforme a soja era colhida. Algumas variedades de ciclo mais curto devem chegar, nos próximos dias, no período de pendoamento, para formação das espigas.
Por enquanto, ele prefere não falar em produtividade. “Não dá pra se traçar porque está tudo dependendo do clima ainda. Dependendo da água, se chover logo, a produção vai estar dentro da normalidade”, informou.
O pesquisador da Embrapa Gessi Cecon informou que os cálculos da Conab são baseados em médias dos anos anteriores. “Eles são apresentados em relação à produtividade obtida em 2012, que foi um ano excepcional, a produtividade foi muito maior que a média”.
Ainda de acordo com Gecon, em 2012, os agricultores colheram 5 mil kg por hectare, mas a média normal é de 3,8 mil kg por hectare.
Fonte: G1, 17 de março