23/04/2013 12:26:24
SÃO PAULO, 22 Abr (Reuters) - A segunda safra de milho de Mato Grosso foi estimada em 14,64 milhões de toneladas, um crescimento de mais de 1 milhão de toneladas na comparação com a previsão anterior, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), entidade ligada aos produtores do Estado.
O Mato Grosso é o maior produtor de milho segunda safra do Brasil.
"Devido à ocorrência de chuvas em volumes favoráveis durante o desenvolvimento da cultura do milho neste início de ano, era de se esperar um aumento na produtividade", afirmou o Imea em nota.
Após consultas junto a produtores, a estimativa de produtividade média foi revisada para 88 sacas por hectare, ante 80 sacas no levantamento anterior, divulgado em março.
Em relação ao ano passado, no entanto, a produtividade ainda está 16 sacas menor.
"Essa nova produção e produtividade são as segundas maiores já registradas para o Estado. São menores apenas do que as ocorridas no ano passado, quando observou-se uma produção recorde de milho para Mato Grosso (15,58 milhões de toneladas)", afirmou o Imea.
Desta forma, a safra 2012/13 apresenta uma queda de 6 por cento em relação à safra 2011/12, quando o tempo favoreceu os cultivos.
(Por Roberto Samora)
Fonte: Reuters Brasil, 22 de abril