02/05/2013 13:05:32
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que a produtividade do milho atinja 88 sacas por hectare, aumento de oito sacas em relação a última avaliação feita pelo instituto. O aumento se deve principalmente às condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da cultura ocorridas até então. Os ganhos em produtividade devem aumentar ainda mais caso haja precipitação de chuvas nos próximos dias, se aproximando da média recorde da safra passada.
De acordo com dados do Somar durante maio as precipitações devem ocorrer em maior volume somente na metade do mês, entre os dias 11 e 14. A região sudeste do Estado deve receber o maior volume de chuvas, 75 mm durante todo o mês, sendo 71 mm deles concentrados durantes os dias citados. O mesmo pode ser observado nas regiões oeste e centro-sul, entretanto com volumes de 72 mm e 71 mm cada.
O índice pluviométrico na região médio-norte, além de menor, previsão de apenas 48 mm para todo o mês, deverá ser de chuvas mais esparsas, com precipitações que não passam de 5 mm por dia. As médias históricas para estas regiões no mês de maio variam entre 47 mm e 56 mm de chuvas, abaixo da média esperada para o próximo mês. A maioria das lavouras de milho em Mato Grosso encontra-se agora na fase de enchimento de espiga e em muito bom desenvolvimento.
Só Notícias
Fonte: Agrolink, 2 de maio