05/03/2014 15:33:06
Cerca de 820 mil ha serão plantados fora da janela ideal.
Produtores temem perdas na produtividade do grão.
Do G1 MT
A trégua dada pelas chuvas na última semana não foi o bastante para que a semeadura do milho em Mato Grosso se recuperasse. Os produtores do estado conseguiram semear, até o momento, 74,7% do da área total esperada para esta safra, de 3,2 milhões de hectares. Com o plantio atrasado, na comparação com a safra passada (neste mesmo período que estava em 87%), uma parte da produção será cultivada fora da janela ideal.
De acordo com o relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), faltam serem semeados outros 821 mil hectares com o grão. Esse cenário preocupa o setor produtivo, porque o o plantio tardio pode afetar a produtividade, que atualmente está em 87,6 sacas por hectare.
Sofrendo com a incerteza climática, o produtor deve ficar atento para as condições do tempo se quiser manter uma boa produtividade, quem explica é a trainee do Imea, Tainá Heizmann. “Nas próximas semanas o produtor vai ficar a mercê do clima. Se as chuvas reduzirem e favorecerem a entrada do maquinário no campo o agricultor vai conseguir adiantar a semeadura do milho”, diz.
Fonte: G1, 4 de março