02/04/2014 09:49:25
Em 2014, EUA ampliam área de soja e reduzem de milho
Da Reuters - Washington
Agricultores dos Estados Unidos vão plantar em 2014 a menor área de milho desde 2010 e reduzir também a semeadura de outros cereais para ração, dando preferência para a soja e outras oleaginosas, disse o Departamento de Agricultura (USDA), na última segunda-feira.
O contrato novembro da soja em Chicago, referência para a nova safra, operava em baixa, enquanto o contrato do milho da nova safra subia mais de 2%, para seu maior nível desde o início de outubro.
O USDA também disse que os estoques de milho até 1º de março, metade do ano comercial 2013/14, estavam levemente abaixo do esperado, enquanto que os estoques de soja estavam dentro das projeções do mercado. A semanas da primeira colheita da nova safra, os estoques de trigo não surpreenderam.
O plantio de soja foi estimado em um recorde de 81,5 milhões de acres (33 milhões de hectares), alta de 6 por cento, sugerindo uma colheita acima de 3,6 bilhões de bushels. O plantio de canola e amendoim deverão subir 29 por cento, segundo o USDA, e o de girassol em cerca de 1 por cento.
Operadores e analistas ouvidos pela Reuters haviam estimado o plantio de soja em 81,075 milhões de acres. Por outro lado, o plantio de milho deverá cair 4%, para 91,7 milhões de acres, 1 milhão abaixo da média das estimativas do mercado.
O plantio de milho ainda será o quinto maior desde 1944, disse o USDA. "A maior surpresa é provavelmente a área de milho, que ficou notadamente abaixo da média e em direção às menores estimativas. Isso criou uma situação que reverteu muito bem os futuros do milho. Todo o resto não foi uma grande surpresa", disse o especialista em futuros do Citigroup Sterling Smith.
Alguns analistas dizem que, ao final, o plantio será maior do que o estimado na última segunda-feira.
O relatório do USDA aponta para uma safra gigantesca de soja em 2014, presumindo clima regular e uma produtividade de 45,2 bushels por acre, conforme projeções de fevereiro feitas pelo USDA.
O USDA disse que a área de soja irá subir ou pelo menos ficar estável em todos os Estados, exceto Missouri e Oklahoma. Produtores da Dakota do Norte esperam expandir o plantio em 1 milhão de acres, para um recorde de 5,65 milhões. O USDA estimou uma recuperação no plantio de algodão, para 11,1 milhões de acres, ou 7%.
Fonte: Diário de Cuiabá, 2 de abril