21/7/2008 09:12:57
Depois da mobilização de representantes da avicultura e suinocultura gaúcha, o governo federal garantiu que irá socorrer as cadeias produtivas e evitar o desabastecimento de milho no Rio Grande do Sul no período da entressafra.
Nesta quarta-feira (16), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou medidas para conter a alta do grão e regular o mercado interno. A decisão foi informada à comitiva gaúcha liderada pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito (PP).
Um das medidas tomadas pelo governo federal será solicitar à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorização para importação de milho, com os mesmos preços do mercado interno, e a aquisição por parte do governo, para colocar em oferta.
Além disso, o ministro Stephanes anunciou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai liberar a venda de milho balcão, para os produtores adquirirem o grão e fazerem frente à especulação do mercado. "A venda do governo irá regular o mercado, permitindo que o produtor compre o grão a um preço bem mais acessível", destacou o presidente da Comissão de Agricultura.
Desta forma, a alta do grão será mantida e os avicultores e suinocultores poderão trabalhar mais tranquilos, principalmente no período da entressafra. "Com as medidas anunciadas pelo Mapa, podemos afastar qualquer possibilidade de desabastecimento de milho neste segundo semestre", considerou Brito.
Além do parlamentar, a pressão em Brasília foi reforçada pelo presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS, Valdecir Folador; diretor da Área de Suprimentos da Associação Gaúcha dos Avicultores (Asgav), Carlos Hugo Konzen; e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini. As informações são da Assessoria de Imprensa da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa/RS.
Fonte: Porkworld, 17 de julho