16/10/2008 08:11:10
A Conab vai realizar nesta quinta-feira (16/10) leilões para apoiar a comercialização de 732,96 mil toneladas de grãos em sete estados. Serão quatro rodadas de contratos de opção e prêmios para agricultores que cultivam milho e trigo em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O superintendente de Operações da estatal, João Paulo de Moraes, explica que estes estados respondem pela maior parte da produção nacional, sendo 45% do milho no Mato Grosso e quase 100% do trigo nas outras localidades. “A interferência nestes mercados ajuda a estabilizar os preços”.
O primeiro leilão será de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) para 200 mil t de trigo, sendo 100 mil para produtores gaúchos e outra metade para os paranaenses. Na segunda operação, além dos dois estados da região Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo vão disputar 6.610 Contratos de Opção para 178, 47 mil t do cereal.
Os dois últimos leilões são destinados aos produtores de milho do Mato Grosso. Serão 11.111 Contratos de Opção para 300 mil t e Prêmio de Risco (Prop) para apoiar outras 54 mil t da região norte do estado. Além de apoiar os agricultores mato-grossenses, o Prop também é destinado às industrias de outras regiões, já que a condição para recebê-lo é escoar o produto para o Nordeste, norte de Minas e Espírito Santo.
Fonte: Cultivar, 15 de outubro