10/3/2009 18:00:48
Agência Safras - Conforme o último boletim semanal da Somar Metereologia, as previsões mantiveram-se, e as chuvas continuam a prejudicar os trabalhos de plantio do milho 2a safra (safrinha) no estado do Mato Grosso. Com isso, já se observa certo atraso no plantio.
Esse atraso poderá acarretar prejuízos aos produtores, pois segundo os modelos de previsão climática, o inverno será mais rigoroso este ano, havendo a possibilidade da ocorrência de geadas. E com o atraso, as plantas de milho chegarão ao inverno numa fase fenológica bem suscetível à geada. Para o milho já plantado mato-grossense, as condições estão bem favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento e, segundo os modelos, as condições continuarão favoráveis ao desenvolvimento do milho e desfavorável ao plantio.
Já na região sul do Mato Grosso do Sul, os trabalhos de plantio do milho safrinha não foram prejudicados pelas chuvas. O restante do estado continua sendo prejudicado pelas chuvas. Com isso, já se observa atraso nos trabalhos de plantio. Esse atraso poderá acarretar prejuízos aos produtores pois, segundo os modelos de previsão climática, o inverno será mais rigoroso esse ano, havendo a possibilidade da ocorrência de geadas. E com o atraso, as plantas de milho também chegarão ao inverno numa fase fenológica bem suscetível à geada.
Entretanto, para o milho já plantado, as condições estão bem favoráveis ao seu crescimento e desenvolvimento e, segundo os modelos, as condições continuarão favoráveis ao desenvolvimento do milho e desfavorável ao plantio.
Em Minas Gerais, a colheita do milho já se iniciou em algumas localidades do estado, principalmente na parte oeste. As condições ficaram bem favoráveis aos processos de colheita, devido ao baixo volume de chuvas registrado nos últimos dias. Para as lavouras em fase de enchimento de grãos e inicio de maturação, as condições foram desfavoráveis, ainda mais pela forte onda de calor ocorrida nos últimos dias. E segundo os modelos matemáticos de previsão de safra, houve quebra de produtividade na ordem de 0,5% na maioria das regiões produtoras. Apenas na região norte e noroeste do estado, as quebras são bem maiores, já atingindo valores superiores a 60%. Segundo os mapas de previsão, as perdas poderão ser ainda maiores, devido ao baixo volume de chuvas esperado para os próximos dias.
Em São Paulo, a colheita do milho já foi iniciada em algumas localidades do estado, principalmente nas áreas de plantio de variedades mais precoces. As condições meteorológicas mantiveram-se favoráveis aos trabalhos de colheita. E mesmo para as lavouras de ciclo mais tardio a diminuição das chuvas e a forte onda de calor não afetaram o desenvolvimento de tais lavouras. E apesar da diminuição da quantidade de água armazenada no solo, essa poderá ser totalmente suprida devido à previsão de chuvas mais volumosas para os próximos dias, favorecendo o término do ciclo das lavouras de milho, de variedades mais tardias, e prejudicando os trabalhos de colheita.
No Paraná, as condições climáticas continuam favoráveis ao plantio do milho safrinha, apesar da diminuição no ritmo dos trabalhos, por causa das chuvas ocorridas na semana passada. Esta semana, as condições poderão se tornar desfavoráveis, devido à ocorrência de chuvas mais expressivas, com volumes acumulados na casa dos 60 mm. Esse atraso nos plantios poderá acarretar prejuízos aos produtores, já que os modelos climáticos de previsão indicam um inverno mais rigoroso para esse ano, com possibilidade de ocorrência de geadas durante a fase de enchimento de grãos. Para as lavouras de milho de ciclo mais tardio que se encontram na fase de enchimento de grãos e inicio de maturação, as condições ficaram de boas a razoáveis à produção. E deverão permanecer favoráveis nos próximos dias, devido à ocorrência chuvas mais volumosas.
No Rio Grande do Sul, as chuvas ocorridas nos últimos dias nas regiões produtoras de milho do estado favoreceram o desenvolvimento das lavouras tanto de ciclo precoce quanto de ciclo mais tardio. Não sendo observada nenhuma anomalia que pudesse comprometer o rendimento da cultura. Segundo os mapas de previsão, a semana será marcada por períodos de chuvas intercalados com períodos de sol, e isso favorecerá o desenvolvimento das lavouras de um modo geral. As informações são do Boletim Semanal da Somar Meteorologia.
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br