Agronegócio: Conab estima queda de 17% na produção de milho
10/3/2009 18:07:17



Gazeta Mercantil - O milho de 1ª safra (setembro a dezembro) durante a safra 2008/2009 foi marcada por alguns fatores que afetaram significativamente o desenvolvimento e, consequentemente, a produção, de acordo com levantamento da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). A estimativa de produção para esta safra é de uma redução de 17,1% em relação à safra 2007/2008, que em números absolutos chega a 6,85 milhões de toneladas.

'Primeiramente, a área plantada foi 3,7% menor que a da safra anterior devido, principalmente, ao alto custo de produção, sobretudo o de fertilizantes, acompanhado pela baixa cotação do produto na época de plantio, o qual gerou um desestímulo aos produtores de milho', revela o estudo.

O principal fator que gerou a redução de produção foi a estiagem que ocorreu nos meses de novembro e dezembro, na Região Sul, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul.

Os paranaenses foram um dos mais prejudicados pela falta de chuva, chegando, em algumas regiões, a atingir mais de 40 dias de estiagem, ocasionando uma diminuição na produtividade média em 33,2% a menor que a safra anterior, estimada em 6,02 milhões de toneladas, em números absolutos 3,69 milhões de toneladas a menos que a safra 2007/2008.

O Rio Grande do Sul também foi seriamente atingido pela estiagem, que afetou mais drasticamente a cultura do milho, que se encontrava nas fases de desenvolvimento vegetativo, floração e frutificação, ocasionando uma redução de 916,9 mil toneladas em relação à safra anterior.

'A colheita já se iniciou em todos os estados, mas na Região Sul estão mais adiantados em virtude da utilização da área para plantio de feijão 2ª safra e culturas de invernos', revela o estudo.

O plantio do milho 2ª safra já foi iniciado nos principais estados produtores. Está estimada uma pequena redução de área, sobretudo no Mato Grosso do Sul, gerando um total de área plantada de milho 2ª safra em torno de 2,3% menor que a da safra 2007/2008.


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado