Farsul diz que soja ocupará área de milho e arroz na Safra 2009/10
31/7/2009 10:21:55



Os preços em queda do milho e a baixa oferta de água para irrigar as lavouras de arroz no Rio Grande do Sul devem levar o produtor a reduzir a área destas culturas e investir na soja na safra 2009/10, estimou hoje o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto. Segundo ele, a oferta de água para a produção de arroz está 50% abaixo do necessário para recuperar os mananciais.

Ao preço atual da saca de milho no Estado - R$ 17,33 nesta semana, conforme a Emater -, o produtor teria que vender mais de cem sacas para pagar as despesas de cada hectare cultivado, mas a produtividade média é de 65 sacas por hectare, comparou o dirigente. "Somos obrigados a buscar uma alternativa", argumentou, ao prever que até 50% da área destinada ao milho poderá migrar para a soja.

Na safra 2008/09, os agricultores gaúchos semearam 1,3 milhão de hectares com milho. A colheita do Estado, que foi prejudicada pela estiagem, chegou a 4,1 milhões de toneladas, volume insuficiente para atender as criações de aves, suínos e pecuária leiteira durante um ano. Os produtores criticam a indústria por supostamente represar a comercialização, elevando estoques nas mãos dos agricultores. "O estoque de milho disponível não é comprado pela indústria", disse Sperotto. "Temos que buscar soluções em conjunto", pediu. "Somos produtores e não armazenadores", acrescentou.

Fonte: Último Segundo, 30 de julho

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado