Milho precisa de mais leilão
31/7/2009 10:35:54



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já realizou dois leilões para o milho do Centro-Oeste. O apoio à comercialização somou 1 milhão de toneladas. Desse total, o Mato Grosso respondeu por 640 mil toneladas. Os preços do cereal no estado, porém, continuaram em queda. Na segunda-feira (27/07), a indicação para saca em Sorriso chegou a bater em R$ 8, bem abaixo do preço mínimo estipulado pelo governo para a região (R$ 13,20).

No dia 4 de agosto, a Conab deve realizar um terceiro leilão para 760 mil toneladas no Centro-Oeste, sendo 500 mil toneladas apenas para Mato Grosso. A expectativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) é de que ainda ocorram outros leilões, a fim de dar conta do volume de 3 milhões de toneladas que, na avaliação da entidade, precisa de apoio para ser comercializado, de preferência sem muito deságio no valor do prêmio.

No leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), realizado na terça-feira (28/07), os interessados arremataram 100% das 320 mil toneladas de Mato Grosso. Ao contrário do leilão de Pepro da semana passada, a disputa não resultou em forte deságio sobre o valor do prêmio. O deságio oscilou apenas de 2,5% a 11%. Na semana passada, o deságio variou de 30% a 70% sobre o valor inicial fixado pelo governo para estimular o escoamento do grão das regiões produtoras para outros centros consumidores.

Fonte: Suinocultura Industrial, 30 de julho

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado