8/9/2009 11:16:20
A colheita de milho no Paraná voltou a seguir em ritmo acelerado nos últimos 7 dias. A colheita avançou dos 58% para 70% da área total coberta com o grão no estado. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo seco favoreceu a secagem do produto, que se encontrava muito úmido, tanto ainda nas plantas quanto o que estava estocado a céu aberto.
As condições favoráveis permanecerão até a próxima quarta-feira (02/09), quando novamente chegará uma frente fria, que causará volumes expressivos de chuvas. Segundo a Somar, essas precipitações irão prejudicar os trabalhos de colheita e também afetar a qualidade dos grãos, pois devido ao excesso de umidade e às temperaturas máximas acima dos 25ºC, haverá maior incidência de ataques de fungos e de fermentação dos grãos ainda não colhidos
Em Mato Grosso, as poucas chuvas ocorridas nos últimos dias não acarretaram prejuízos e nem uma total paralisação nos trabalhos de colheita de milho, o que contribuiu para o avanço do percentual de área colhida, passando dos 85% para 94%. E como a colheita continua bem adiantada e a comercialização nem tanto, grande parte dos grãos está sendo armazenada a céu aberto, devido ao grande volume de milho encontrado em todos os silos. Para a semana são esperados chuvas a partir de sexta-feira (04/09), principalmente nas regiões mais ao sul do estado. O que deverá prejudicar a finalização dos trabalhos de colheita.
Já em Mato Grosso do Sul, a semana não foi tão boa para os trabalhos de colheita, uma vez que ocorreram chuvas no inicio da semana passada. Assim, a área colhida avançou pouco, passando de 57% para 65%. De acordo com a Somar, o tempo permanecerá firme e sem chuva até a próxima quinta-feira (03/09) quando entra uma nova frente fria, trazendo chuvas e mais transtornos à colheita.
Fonte: Globo Rural, 31 de agosto