27/10/2009 10:05:08
O resultado é que em alguns municípios o plantio se aproxima do fim. Em Lucas do Rio Verde, interior de Mato Grosso, por exemplo, 80 por cento da área destinada à atual produção já está consolidada.
A combinação de temperatura adequada e chuva na medida certa até o final de novembro estão, segundo análise de agricultores de Mato Grosso, beneficiando o plantio de milho e soja no estado.
Do mesmo entendimento partilha a Companhia Nacional de Abastecimento, que de acordo um Boletim Agroclimático, estima que a boa safra atinja todo o centro-sul do país.
Segundo a Conab, em uma escala de graus de impacto que vai de –3 (impactos severos) a +3 (muito favorável), a estatal atribui notas +2 e +3 para os cinco estados com maior produção. “Quase todo o plantio da safra de verão no centro-sul está concentrado nos próximos dois meses. Clima favorável nesta época do ano é o primeiro indício de uma boa safra”, explica o gerente de Geotecnologias da Conab, Társis Piffer.
O resultado é que em alguns municípios o plantio se aproxima do fim. Em Lucas do Rio Verde, interior de Mato Grosso, por exemplo, 80 por cento da área destinada à produção já está consolidada.
Ao contrário do milho e da soja, as lavouras de trigo, aveia, centeio, cevada e triticale, culturas desenvolvidas principalmente no sul do país, devem ser prejudicadas pelo clima.
Essas variedades de inverno estão entre as fases de floração e colheita e podem sofrer prejuízos com excesso de chuvas. De acordo com o estudo, as chuvas também podem atrasar a colheita da cana-de-açúcar e fazer com que parte da produção seja processada pela indústria somente na próxima safra.
Fonte: Expresso MT, 26 de outubro