4/12/2009 10:33:06
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará mais um leilão de milho na próxima quinta-feira (10.12), exclusivo para o estado, em atendimento ao pedido feito pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT). Serão 520 mil toneladas, sendo 286 mil/t para o Norte, 182 mil/t para o Médio-Norte e 52 mil/t para a região Sul, via Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro).
No final da tarde de desta quinta-feira (03.12), a Conab divulgou dois avisos de leilões. São 500 mil toneladas que terão como destino qualquer localidade, exceto os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e outras 20 mil destinadas à região Norte de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo.
Outra medida que consta no aviso de leilão é o limite de 20 mil sacas por CPF participante, também em atendimento ao pleito da associação, para abrir a possibilidade de participação de um número maior de produtores, já que pelo Pepro a comercialização via leilão é feita direta pelo produtor.
“O anúncio de mais este leilão é fundamental para reduzir o volume de estoque que ainda é alto no estado e que nos levou a unir forças para sensibilizar o governo federal a realizar mais esse apoio à comercialização. Por isso, temos que agradecer também a intervenção do governador Blairo Maggi, que há duas semanas esteve conosco em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, para solicitar mais leilões de milho para Mato Grosso”, afirma o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira.
A realização do leilão, segundo Glauber, também é fruto da constatação in loco sobre a situação do milho em Mato Grosso. Na semana passada, o secretário executivo do Mapa, José Gerardo Fontelles, o diretor de Abastecimento Agropecuária, José Maria dos Anjos, visitaram alguns municípios produtores, onde conferiram a necessidade de mais medidas de apoio para escoar o milho. Os diretores participaram da posse da nova diretoria da associação realizada na segunda-feira (30.11).
O governo federal também fará a remoção de quase 300 mil toneladas de milho pertencentes a Contratos de Opção e à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O leilão para a contratação do serviço de transporte para remover o milho de armazéns será realizado no dia 14 de dezembro.
A Aprosoja/MT solicitou a realização de dois leilões de 500 mil toneladas e espera que este ano ainda seja feita pelo menos mais uma oferta pública para reduzir o estoque atual que é de cerca de 1,6 milhão de toneladas.
Fonte: 24 Horas News, 3 de dezembro