10/12/2009 10:22:49
Ao todo, dois milhões de toneladas serão distribuídas para os produtores, que já se animam com as chuvas
Juazeiro do Norte. Com o começo das chuvas na maioria das cidades do Cariri, o agricultor se apressa para plantar. O período chuvoso só se configura na primeira quinzena de janeiro, mas já está programado para o dia 18 de dezembro a distribuição de cerca de dois milhões de toneladas de sementes selecionadas de gêneros como milho, feijão, arroz, sorgo e oleaginosas.
Os grãos se encontram em armazéns alugados pelo Governo do Estado em Campos Sales e Brejo Santo. Segundo a gerência regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), falta apenas o complemento com as sementes de feijão. Este ano, a pretensão é aumentar ainda mais a produção de milho na região, correspondente a 32% da produção estadual.
O milho lidera a distribuição das sementes, com cerca de 1,3 milhão de toneladas. Quase meio milhão de toneladas de sorgo e 68 mil quilos de feijão, e mais de 40 toneladas de arroz. Os primeiros municípios a receberem as sementes, segundo o gerente regional da Ematerce, Adonias Sobreira, serão Juazeiro do Norte e Missão Velha. Vinte técnicos da região já foram treinados esta semana para atuarem junto ao Programa Hora de Plantar Net, que traz o cadastro atualizado dos agricultores cadastrados, que cumpriram os procedimentos para receber as sementes. Este ano, além do milho e do feijão, continuam sendo distribuídas sementes de oleaginosas, como amendoim e girassol, mamona e as mudas de caju anão precoce.
Segundo o gerente regional, está sendo feito um trabalho com os produtores. Várias reuniões estão sendo feitas nas comunidades com os técnicos, orientando sobre programas de crédito agrícolas. A preocupação na entrega das sementes é por conta das precipitações já registradas nos municípios de maior produtividade, como Crato, Abaiara, Missão Velha e Mauriti, entre outros.
O lançamento do programa irá acontecer nos próprios municípios onde as sementes estão armazenadas e haverá encaminhamento simultâneo para os demais escritórios da Ematerce. O gerente afirma que novos cadastros poderão surgir somente se sobrar sementes.
A média de produtividade este ano, mesmo com o inverno irregular, conforme Adonias Sobreira, ultrapassou as expectativas, com a produção de 3,2 toneladas de milho em área de baixada. O incentivo ao plantio direto de milho tem sido intensificado e esta alternativa poderá destacar ainda mais a região como grande produtora. Os produtores esperam maior incentivo do governo para a aquisição de máquinas. A cada ano, a produtividade aumenta em média 3%.
MAIS INFORMAÇÕES
Escritório Regional da Ematerce
Praça Filemon Teles, S/N
Bairro Pimenta
(88) 3521.2835/ 3102.1293
Fonte: Diário do Nordeste, 9 de dezembro