4/2/2010 15:16:24
Produtores de milho do Rio Grande do Sul iniciaram a colheita da safra. Eles apostam na produtividade das lavouras para garantir o lucro.
Os primeiros grãos colhidos na propriedade Terra Boa Agrícola, em Cruz Alta, região noroeste do Estado, são de encher os olhos. O desenvolvimento surpreendeu e a espiga bem formada apresenta excelente qualidade.
Esta safra indica o melhor rendimento médio do Estado dos últimos tempos. Segundo a Emater, a expectativa é que a produtividade fique acima dos quatro mil quilos por hectare. Houve um aumento de mais de 25% em relação a safra passada.
“No ano passado, ele vinha com chuva normal até o pendoamento. Quando começou a pendoar, o milho não recebeu mais água. Esse ano, vem desde o estabelecimento da cultura até o pendoamento. Agora, continua chovendo bem. Então, o milho esse ano está dando uma produtividade três vezes maior do que o ano passado, nessa mesma época. No ano passado, nós estávamos dando em torno de 40 sacas e aqui está 120 agora”, explicou o agrônomo Felipe Rubert Nogueira.
Os números são motivo de comemoração. Agora, o produtor espera ganhar com o aumento na quantidade, já que o preço é considerado baixo. Hoje a saca de 60 quilos está valendo R$ 16,00. No ano passado, valia R$ 21,00.
“No ano passado o preço era um pouco melhor, só que não tinha produtividade. Deu prejuízo. Esse ano, mesmo com o custo baixo, ainda vai dar um pouco de lucro, mas não o esperado”, completou o agrônomo.
De acordo com o último levantamento da Conab, a produção de milho no Rio Grande do Sul deve chegar a 4,7 milhões de toneladas, com um aumento de 12% em relação à safra de verão do ano passado.
Fonte: Globo Rural
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br