Colheita da soja chega a 5% de área em Sinop
4/2/2010 15:21:12



Em torno de 5% dos 130 mil hectares da safra 2009/2010 da soja de Sinop já foram colhidos. A informação é do presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan. Segundo ele, apesar das chuvas até o momento o produto não apresentou grandes perdas. Contudo, a produtividade da soja precoce na primeira semana de janeiro foi baixa. “Estava abaixo de 50 sacas por hectare, em alguns pontos tivemos até 40 sc/ha. Agora, a partir da segunda quinzena melhorou, ficando em torno das 50 sc/ha”, detalhou.

Galvan disse também que o grande dilema dos produtores sinopenses é o preço. “A saca está aproximadamente 30% mais barata do que em 2008. Esse ano temos dois agravantes: o dólar está mais baixo e temos a perspectiva de uma super safra no país, o que gera a tendência da queda dos preços”, ressaltou. Outra preocupação para os agricultores é com o valor do frete a ser pago com o escoamento da produção. Conforme o presidente, na safra anterior o valor do frete correspondeu à 30% dos custos de produção, para esta safra a projeção é que chegue aos 45%.

O presidente destacou que a área em que a soja já foi colhida está sendo plantada com milho. A previsão é que o plantio de milho aumente de 10 até 20%, podendo chegar à 70 mil hectares. No entanto, lembrou Galvan, o aumento de área não corresponde à aumento de produtividade pois vários fatores, como o clima interferem no ciclo produtivo.

O valor pago pela saca de milho, em alguns casos chegando à R$ 6,90 de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), como em Sorriso e Sapezal, também preocupa os produtores. “O preço baixo e a falta de investimentos do governo em logística para escoação são fatores problemáticos para o cultivo”, finalizou.

Fonte: Redação Só Notícias

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado