Abramilho manifesta preocupação com a queda na área plantada do grão
24/9/2010 10:37:49



A diminuição da área plantada de milho na safra 2010/2011, estimada em 7,3 milhões de hectares (queda de 5,2% em relação à 2009/2010), é razão de preocupação da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho). Segundo a entidade, somente o Rio Grande do Sul deve diminuir em 20% a produção do grão. Apenas São Paulo e Minas Gerais devem manter a área - os dois estados juntos respondem por apenas 19% da produção nacional de milho.

A previsão é de que o país alcance a mais baixa colheita de milho desde a safra 2004/2005. "O produtor está temeroso em relação aos preços e a fenômenos climáticos, como o La Niña", afirma o presidente da Abramilho, João Carlos Werlang. Além de ser a menor área, o declínio preocupa pelo fato de o milho ser também a cultura mais adequada para a rotação com a soja.

Werlang aponta que, no caso da soja, por exemplo, quando o milho deixa de ser plantado, os custos de produção aumentam, já que equipamentos, máquinas e mão de obra que seriam utilizados são os mesmos para as duas culturas. "A recomendação é que seja aproveitado 1/3 da área total para rotação. No caso da soja, o milho é o mais adequado e mais usado", afirma.

O presidente da Abramilho alerta que, com as estimativas de redução, os produtores que decidirem plantar milho devem estar ainda mais atentos às tecnologias para elevar a produtividade. Ele defende ainda que o mais importante são incentivos para as exportações e não apenas para movimentação interna do grão. "É preciso facilitar as vendas para outros países, mesmo que isso exija mudanças no modelo de exportação brasileiro", diz.

Fonte: Globo Rural On Line

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado