Lavouras de soja e milho no RS terão rentabilidade maior na safra 2010/2011
12/11/2010 15:45:46



Os produtores gaúchos de milho e de soja deverão ter uma rentabilidade maior nas lavouras neste ano, em comparação com a safra passada. A redução nos custos de produção, aliada à tendência favorável nos preços dos grãos, tende a elevar a renda dos agricultures no ciclo 2010/2011.

O levantamento anual de custos das principais culturas de verão foi divulgado na tarde desta quinta-feira pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro). De acordo com a entidade, a safra que está sendo plantada ficará mais barata que a anterior pelo recuo dos valores dos insumos e defensivos, principalmente herbicidas.

Comparando os custos com os preços praticados no mercado, o produtor de milho terá uma margem positiva de 10,7% – após amargar duas safras de prejuízos. Já as lavouras de soja terão uma rentabilidade ainda maior, com margem de 33,36%.

Em meio ao cenário positivo, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, alerta para a volatilidade do dólar e para os eventuais efeitos do fenômeno La Niña, que podem eliminar os ganhos de produtividade e diminuir o índice de rentabilidade dos agricultores.

— Se nada mudar, nem por efeito do clima ou do câmbio, os ganhos devem se confirmar — projeta Polidoro.

Ao contrário da soja e do milho, as lavouras de trigo seguem em situação desfavorável, cobrindo apenas os custos de produção – isso porque o cereal foi plantado ainda quando os custos dos fertilizantes e maquinários estavam elevados. A diferença entre a receita bruta e o custo total de produção indica um prejuízo de 33,61%.

Fonte: Zero Hora


Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (97): Milho: chove chuva, chove sem parar...
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (90): China em prol de uma agricultura mais verde, lição para o Bra
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (89): Etanol de milho com fôlego renovado
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (88): A retomada das exportações de milho no segundo semestre
INDICADORES DE TENDÊNCIA CIMILHO (87): Entendendo a lógica do comportamento dos preços e do mercado