18/2/2011 15:07:21
A colheita do milho no noroeste do Rio Grande do Sul está a todo o vapor. Os agricultores estão satisfeitos com a produtividade das lavouras e com os preços praticados no mercado.
O agricultor Milton de Bortoli, de Cruz Alta, não tem do que se queixar. No início da colheita de milho, ele está tirando da lavoura 230 sacas por hectare. Esse é o resultado do tempo bom e da alta tecnologia empregada no cultivo.
“Esse ano choveu muito bem. O clima ajudou demais e nós estamos colhendo em torno de 20% a 30% a mais do que a gente colheu no ano passado de uma maneira geral. A gente colheu em torno de 15% da área até agora e estamos muito satisfeitos com a produção”, avaliou Bortoli.
O grão segue com boa procura e os preços estão mais vantajosos que a safra passada. O momento econômico e as exportações são determinantes. Hoje, o preço médio da saca de 60 quilos de milho no Rio Grande do Sul é de R$ 23. Há um ano, a cotação era de R$ 14.
“Espera-se que para esse novo ano de 2011/2012 também se consiga manter o ritmo de exportação interessante para que efetivamente os preços se sustentem ajudados pela exportação igualmente e com isso os produtores possam ter um alívio, finalmente, na sua relação custo/beneficio”, explicou o economista Argemiro Brum.
Trinta por cento da área total de milho do Rio Grande do Sul já foi colhida.
Fonte: Globo Rural
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br