3/3/2011 16:54:45
Segundo Lopes, do percentual que está em ponto de colheita, um dia a mais na lavoura, significa uma saca a menos em rendimento. “Soja pronta para colheita, parada na lavoura, significa menos peso. Nossa expectativa era alcançar um rendimento médio de aproximadamente 55 sacas/hectare, mas hoje, em razão do clima, a produtividade está variando entre 45 e 50 sacas/hectare”.
A precipitação também contribuiu no atraso do plantio do milho safrinha, que no município ocupa tradicionalmente 100 mil hectares. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Arildo José Marciano, “o plantio deveria ter sido concluído até o dia 25, no máximo 28 de fevereiro, mas hoje esse índice ainda não chegou a 20%. A preocupação fica por conta da falta de chuva na formação das espigas”.
Caso as previsões de chuva se confirmem, os agricultores de Nova Mutum vão continuar apreensivos nos próximos dias. De acordo com dados do ClimaTempo, o volume médio diário de chuva, previsto até domingo, está na casa dos 14 ml. Sol o dia todo, apenas na segunda-feira (7).
Fonte: Só Notícias / Márcio Uhde
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel.: (31) 3027-1223
gfviana@cnpms.embrapa.br