17/9/2003 (13:55:54)
O próximo dia 19 de setembro será especial na Embrapa Milho e Sorgo. A Unidade apresentará a parceiros e convidados três assuntos: duas campanhas institucionais e os lançamentos para a safra 2003/2004. O chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Bahia Filho, o presidente da Emater-MG José Silva e Alberto Diniz, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), participam do evento. Antônio Bahia apresentará as cultivares de milho (BRS 2020) e de sorgo (BRS 801) da Embrapa para a nova safra e a Campanha Nacional de Produção de Sementes e Melhoria da Qualidade de Vida em Comunidades Rurais. Tanto as cultivares como essa campanha foram lançadas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues durante a última edição da Expointer, em Esteio-RS. O presidente da Emater-MG lançará a II Campanha para o Aumento da Produção e da Produtividade de Milho na Região Central de Minas Gerais. Já Alberto Diniz falará sobre “O mercado de milho e as perspectivas para a safra 2003/2004”. Na Vitrine de Tecnologias, haverá a demonstração dos dois lançamentos da Embrapa Milho e Sorgo: o milho híbrido BRS 2020, que apresenta características requeridas pelo mercado brasileiro de sementes, e o híbrido de sorgo para corte e pastejo BRS 801, recomendado para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Ainda no campo, será demonstrado o funcionamento de quatro tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais: as barraginhas, o lago lonado, o clorador de água e a fossa séptica biodigestora. As duas primeiras tecnologias são trabalhadas na Embrapa Milho e Sorgo e as outras duas foram desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP). À tarde, acontecerão palestras e discussões sobre temas ligados à Campanha para o Aumento da Produção e da Produtividade de Milho na Região Central de Minas Gerais. Representantes de diferentes instituições, como a Embrapa, a Emater-MG, a Avimig (Associação dos Avicultores do Estado de Minas Gerais) e a Asemg (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais), e de empresas como Pif Paf e Elma Chips / Pepsico do Brasil participarão dos debates. A situação da cultura do milho na região e as demandas por milho de três segmentos (avicultura, suinocultura e de indústrias alimentícias) são alguns temas.