10/10/2003 (16:12:39)
A Embrapa Milho e Sorgo venceu o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica - Etapa Sudeste na categoria “instituição de pesquisa”. Agora, a unidade da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concorre ao Prêmio Nacional, que terá julgamento em 30 de outubro em Brasília-DF.
O produto com o qual a empresa concorre se refere à patente “Concentrado emulsionável do óleo essencial do Eucalyptus staigeriana contra parasitas”, requerida nacional e internacionalmente. Ele é decorrente dos estudos realizados pelo pesquisador Hélio Teixeira Prates em sua tese de doutorado, concluída em 1992, que tratou da ação carrapaticida do óleo essencial do capim gordura contra larvas do carrapato-do-boi.
A tese foi realizada no Departamento de Química da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e teve experimentos feitos na Escola de Veterinária da UFMG e na University of Hertfordshire, em Hatfield, na Inglaterra. Como continuidade aos estudos de Hélio, Ana Carolina de Souza Chagas, hoje pesquisadora da Embrapa Caprinos (Sobral-CE), desenvolveu estudos, durante tese defendida em 2001, que levaram aos óleos essenciais de eucalipto como alternativa ecológica e comercial aos carrapaticidas sintéticos. A patente foi requerida, além de Hélio e Ana Carolina, no nome do veterinário Romário Cerqueira Leite.
Além de “instituição de pesquisa”, o prêmio tem as categorias “processo”, “produto”, “grande empresa” e “pequena empresa”. O objetivo é estimular os esforços inovadores das empresas e institutos de pesquisa no campo tecnológico, sobretudo em relação aos projetos com impacto positivo para o país.