14/10/2003 (10:22:38)
Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo desde 1988, Antônio Álvaro Corsetti Purcino desenvolve trabalhos que objetivam aumentar a eficiência de uso de nitrogênio em milho e sorgo e possibilitar a identificação e a análise funcional de genes induzidos pela toxidez de alumínio.
Atualmente, é gestor do NBA (Núcleo de Biologia Aplicada) e membro do Conselho Curador da Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento). Antônio Álvaro foi coordenador do PNP Milho, membro do CTI e do Comitê de Publicações da Unidade e presidente da Comissão Interna de Biossegurança.
O candidato formou-se em agronomia pela Ufla em 1972. Finalizou o mestrado em 1977 e o doutorado em 1979, ambos pela OSU (Oklahoma State University), nos Estados Unidos. Sua monografia sobre fixação biológica de nitrogênio foi escolhida a melhor tese do Departamento de Agronomia da OSU em 1979. Fez pós-doutorado, finalizado em 1997, na North Carolina State University.
Antônio Álvaro trabalhou por 15 anos na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), onde desenvolveu estudos sobre algodão e foi chefe dos departamentos de Fitotecnia e de Pesquisa, além de diretor técnico.