21/7/2004 (11:25:50)
A Embrapa Milho e Sorgo e a empresa peruana San Fernando estão viabilizando a formação de parceria para a produção de sementes de milho. As sementes são resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa e, regidas por contrato, serão produzidas e comercializadas pela empresa do Peru, que pagará royalties pelo uso da tecnologia.
Em visita feita na semana passada pelo chefe de Comunicação e Negócios Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo, e por Luiz Antônio Laudares Faria, técnico do escritório de Sete Lagoas da Embrapa Transferência de Tecnologia, ficaram acertadas quatro ações.
A primeira delas é que a Embrapa enviará dossiês dos híbridos simples de milho BRS 1010 e BRS 1001 à San Fernando, que verificará a documentação para pedido de registro e de proteção dessas cultivares no Peru. Os dois híbridos foram selecionados pela empresa peruana para multiplicação em seus campos de produção e posterior comercialização, já que ela é autorizada pelo ministério da Agricultura peruano para essas atividades.
Ficou acertada também a vinda dos engenheiros agrônomos Jorge Garcia (responsável pelos ensaios e pela produção de sementes na San Fernando) e Edith Chaves à sede da Embrapa Milho e Sorgo. Durante a próxima semana (26 a 30 de julho), eles passarão por treinamento que abordará, entre outros assuntos, a condução de campos de produção de sementes e o melhoramento genético vegetal na Embrapa.
A terceira ação que está sendo feita é a preparação de minutas do contrato de parceria, que os representantes da empresa peruana levarão para análise e ajustes. Outra ação a ser feita é que a Embrapa Milho e Sorgo passará a considerar os campos trabalhados pela San Fernando como unidades de observação ou de demonstração.
A San Fernando atualmente comercializa a carne de cerca de 10 milhões de frangos, 1 milhão de poedeiras e 1,5 milhão de pavões. Tem grande participação no mercado peruano, sendo responsável por aproximadamente 0,5% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do Peru. Os representantes da Embrapa foram recebidos por Alberto Ikeda, gerente geral da empresa.