22/7/2004 (16:14:30)
No período de 27 a 30 de julho, a Embrapa Milho e Sorgo organiza reunião para discussão e elaboração de um projeto de transferência de tecnologia para integração entre lavoura e pecuária. Está programada a participação de representantes de outras oito unidades da Embrapa.
Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura e produtor de grãos, fará palestra sobre demanda de transferência de tecnologias ligadas à integração lavoura / pecuária. Os pesquisadores das unidades da Embrapa discutirão, nos três primeiros dias, aspectos ligados ao projeto. Foram convidados representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência e Tecnologia. No dia 30, serão feitos ajustes finais no projeto.
No Brasil, as atividades de agricultura e de pecuária são normalmente executadas separadamente, com pouco sincronismo. Essa prática, ao longo dos anos, acabou por degradar tanto áreas de pastagens como áreas de lavouras. Diante dessa realidade, a integração entre lavoura e pecuária tem sido uma alternativa promissora, já que traz vantagens econômicas, sociais e ambientais, possibilitando a oferta de forragem para o período seco do ano e de palhada para o sistema de plantio direto.
Em diferentes centros de pesquisa da Embrapa, os resultados de pesquisas mostram que essa integração tem grande potencial. O que se pretende com o projeto que será elaborado é demonstrar seus benefícios em áreas maiores onde se associem culturas agrícolas anuais com pastagens e a presença de animais em pastejo. Essa estratégia permitirá aos potenciais adeptos da integração lavoura / pecuária uma visualização das etapas e dos benefícios do sistema. Deverão ser sugeridos, para a transferência de tecnologia, atividades como workshops, visitas técnicas, dias de campo, cursos e treinamentos.