23/7/2004 (13:54:42)
Entre 26 e 30 de julho, dois engenheiros agrônomos da empresa peruana San Fernando visitam a Embrapa Milho e Sorgo. O objetivo é participar de curso sobre produção de sementes de milho e de sorgo, que será ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa.
Jorge Celis Garcia (responsável pelos ensaios e pela produção de sementes na San Fernando) e Edith Chavez serão recebidos pelo chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo Ivan Cruz na segunda-feira pela manhã. Logo depois, eles farão uma apresentação sobre a San Fernando, quando devem detalhar a atuação da empresa no mercado peruano de carnes.
Estão programadas, para os três primeiros dias, palestras e discussões sobre seis temas: “Controle de pragas na cultura do milho” (com o pesquisador Paulo Afonso Viana”, “Melhoramento das culturas do milho e do sorgo” (grupo de pesquisadores que trabalham com melhoramento genético na Embrapa Milho e Sorgo), “Produção de sementes genéticas e pós-melhoramento” (com os técnicos agrícolas Mário Ângelo de Faria e Jáder Flávio de Pinho), “Manejo de doenças na cultura do milho e do sorgo” (pesquisadores Alexandre da Silva Ferreira, Carlos Roberto Casela, Elizabeth de Oliveira e Fernando Tavares Fernandes), “Fisiologia das plantas de milho e de sorgo” (com os pesquisadores Frederico Durães e Paulo César Magalhães) e “Sistema de produção de milho” (pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho). Na quarta à tarde, os engenheiros peruanos visitarão a UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) e o Laboratório de Análise de Sementes da Embrapa Transferência de Tecnologia / escritório de Sete Lagoas, acompanhados pelo técnico Luiz Antônio Laudares Faria.
Nos dois últimos dias do curso, acontecerão visitas técnicas a campos de produção de sementes de empresas parceiras da Embrapa que já comercializam as cultivares de milho BRS 1010 e BRS 1001, que a San Fernando tem interesse em produzir. Na quinta-feira, os visitantes peruanos vão até Paracatu-MG, onde conhecerão a Geneze Sementes e, na sexta, irão até Uberlândia-MG, sede da Primaiz Sementes. Nas duas viagens, eles serão acompanhados pelo técnico Luiz Antônio Laudares Faria e pelo técnico agrícola Mário Ângelo de Faria.
Jorge Celis Garcia e Edith Chavez deverão levar para o Peru minutas do contrato de parceria para avaliação da San Fernando. Acertando os detalhes do contrato, a empresa peruana será mais uma parceira na produção de sementes de milho BRS, resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo.