11/8/2004 (09:30:29)
A Embrapa Milho e Sorgo promove de 17 a 19 de agosto seu I Fórum Ambiental. O objetivo do evento é estabelecer parcerias com diferentes instituições para o compartilhamento de experiências e de competências visando à estruturação de projetos e de ações que contribuam para a solução de problemas ambientais na região.
Vários temas ligados ao meio ambiente serão discutidos no fórum. A implementação e a importância da Agenda 21, a educação ambiental, outorga de água, a recuperação de matas ciliares e a preservação de nascentes d’água e a importância da organização de comitês de bacia hidrográfica são alguns deles. Estão previstos relatos de experiências de diferentes instituições com questões ambientais. Haverá ainda a realização de uma mesa redonda sobre gestão de resíduos, em que diversas instituições mostrarão suas experiências.
No primeiro dia do evento, Alfredo José Barreto Luiz, assessor do diretor presidente da Embrapa, falará sobre a Embrapa e a problemática ambiental. Logo depois, José Cláudio Junqueira, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, abordará a política ambiental de Minas Gerais. O secretário municipal de meio ambiente de Sete Lagoas, João Baptista da Silva, falará sobre a gestão ambiental em Sete Lagoas. E o tema da apresentação de Ivan Cruz, chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, é a questão ambiental na empresa: desafios e perspectivas.
No segundo e no terceiro dias, serão formados grupos de trabalho. O objetivo dos grupos é debater os assuntos apresentados nos respectivos dias e apresentar propostas de manejo ambiental para a região de Sete Lagoas abordando os temas trabalhados. Ao final do fórum, pretende-se fazer uma proposta única de manejo do meio ambiente na Embrapa Milho e Sorgo e na região.
Participarão do I Fórum Ambiental da Embrapa Milho e Sorgo as seguintes instituições: Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sete Lagoas, Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente), Projeto Manuelzão, Ministério Público, IEF (Instituto Estadual de Florestas), Codema de Sete Lagoas, Belgo Mineira, Associação Saco da Vida, Femm (Fundação Educacional Monsenhor Messias), Embrapa Meio Ambiente, Coordenadoria de Meio Ambiente de Prudente de Morais, Granja Barreirinho, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Emater-MG, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) de Belo Horizonte e Itambé.