8/10/2004 (14:54:29)
A Embrapa Milho e Sorgo estará representada na XX Reunión Latinoamericana de Maíz, que acontece de 11 a 14 de outubro em Lima, no Peru. Os pesquisadores Elto Gama, Frederico Durães, Manoel Xavier dos Santos e Paulo Evaristo Guimarães participarão do evento, promovido pelo Cimmyt (Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo) e pelo Iniea (Instituto Nacional de Investigación y Extensión Agraria).
O melhorista Manoel Xavier dos Santos, gestor do núcleo de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo responsável pelo desenvolvimento de cultivares, abordará em sua palestra a situação da cultura do milho no Brasil. Ele fará uma retrospectiva dos últimos 10 anos do melhoramento de milho no país e falará sobre o que se espera para os próximos cinco anos.
Os pesquisadores farão também apresentações de trabalhos. Entre eles, os que abordam a fenotipagem para tolerância à seca visando o melhoramento genético de milho na Embrapa e a caracterização de genótipos para uso e eficiência de nitrogênio em milho.
Durante o evento, os pesquisadores manterão contatos e trocarão experiências com profissionais (pesquisadores, professores, produtores de sementes etc) de outros países latino-americanos. Potenciais parcerias com instituições de pesquisa que trabalham com melhoramento vegetal serão trabalhadas.
Entre os temas programados para a reunião, estão o impacto da adoção da semente melhorada de milho no incremento da produtividade, a aplicabilidade das técnicas de conservação de solo e o melhoramento genético para tolerância a fatores abióticos. Haverá também oportunidades para os países mostrarem suas experiências com a cultura do milho, sobretudo com os programas de melhoramento.