14/10/2004 (11:26:48)
A Embrapa Milho e Sorgo está finalizando a organização de sua Semana de Ciência & Tecnologia. As áreas de Comunicação Empresarial e de Negócios Tecnológicos acertam os últimos detalhes do evento. Em Sete Lagoas-MG, sede da Embrapa Milho e Sorgo, há várias atividades programadas. Nos dias 18, 20 e 21, estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas de Belo Horizonte-MG, Cláudio-MG e Sete Lagoas visitarão a sede da empresa. Eles assistirão a palestras sobre temas como formação de solos, agricultura / desenvolvimento sustentável e biotecnologia / plantas transgênicas e conhecerão a Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo. As visitas fazem parte do programa Embrapa & Escola, que recebe estudantes durante todo o ano e mostra o trabalho desenvolvido pela empresa. Outra visita programada é de integrantes de Clubes de Serviços de Sete Lagoas. No dia 20, eles terão as palestras “A Embrapa e o desafio da agricultura sustentável”, “Biotecnologia: uma visão sobre suas aplicações na agricultura” e “A pesquisa e a qualidade de alimentos” e conhecerão a Vitrine de Tecnologias e campos experimentais da Unidade.
No dia 21 de outubro, na Casa da Cultura de Sete Lagoas, está programado o lançamento de dois livros: Doenças em milho: molicutes, vírus, vetores, mancha por Phaeosphaeria, editado pela pesquisadora Elizabeth de Oliveira, e Integração Lavoura-Pecuária, editado pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO). Na mesma solenidade, serão homenageadas instituições e pessoas importantes na história da Unidade. Entre elas, a Emater-MG, pelos seus 55 anos e por ser uma das principais parceiras da Embrapa nas ações de pesquisa e desenvolvimento agropecuário. E também deve ser renovado o contrato existente entre a Embrapa Milho e Sorgo e a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas referente à utilização de milho QPM (com alta qualidade protéica) na merenda escolar da rede municipal de ensino.
Já no dia 22, acontecerá dia de campo abordando tecnologias da Unidade. Haverá palestras sobre “Biotecnologia e plantas transgênicas”, “Controle biológico da lagarta-do-cartucho com Bacillus thuringiensis” e “Importância do Banco Ativo de Germoplasma na preservação da biodiversidade”, além de visitas à Vitrine de Tecnologias e ao Lacri (Laboratório de Criação de Insetos). Participarão desse dia de campo alunos do curso de Ciências Biológicas de Formiga-MG. Haverá ainda, durante a Semana de Ciência & Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, um curso na área de genética. O instrutor será o pesquisador Antônio Álvaro Corsetti Purcino. O curso acontecerá no dia 22 e será oferecido a cerca de 30 estudantes da área de Ciências Humanas da Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura), universidade de Belo Horizonte.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá em todo o país sob a coordenação do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). Participarão instituições de pesquisa, universidades, secretarias estaduais e municipais, além de empresas privadas e públicas. O objetivo é mobilizar a população, sobretudo as crianças e os jovens, em torno de atividades e temas científicos, destacando a importância dessa área em nosso dia-a-dia.