19/10/2004 (15:19:04)
A Embrapa Milho e Sorgo prepara solenidade dentro de sua Semana de Ciência e Tecnologia. Na próxima quinta-feira, 21 de outubro, a partir das 20h, a Casa da Cultura de Sete Lagoas-MG está reservada para o lançamento de dois livros técnicos, a assinatura de três contratos de cooperação técnica e homenagens da Embrapa a pessoas e instituições parceiras. O livro Doenças em milho: molicutes, vírus, vetores, mancha por Phaeosphaeria foi editado pela pesquisadora Elizabeth de Oliveira e é um dos que serão lançados. O outro, editado pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), é Integração Lavoura Pecuária. O livro sobre doenças na cultura do milho poderá ser comprado através da Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento), pelo (31) 3773-3855 ou pelo faped@faped.com.br, ou na Biblioteca da Embrapa Milho e Sorgo, pelo (31) 3779-1090. Já o livro sobre integração lavoura pecuária pode ser adquirido na Embrapa Arroz e Feijão, pelo (62) 533-2123 ou pelo vendas@cnpaf.embrapa.br.
Está prevista também, no dia 21, a assinatura de dois aditivos de contrato e de um novo contrato. Esse último é com a Emater-MG e envolve parceria no programa Minas sem Fome. A Embrapa se compromete a fornecer 200 toneladas de sementes de milho e a capacitar, em conjunto com outras instituições, agricultores mineiros. O programa Minas sem Fome objetiva implantar ações e projetos para a inclusão de produtores rurais em situação de maior vulnerabilidade social. E a Embrapa dá sua contribuição disponibilizando sementes de qualidade, resultado de suas pesquisas com melhoramento genético.
O segundo contrato é um aditivo ao já existente entre a Embrapa Milho e Sorgo e a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas para melhoria do padrão alimentar dos estudantes da rede pública da cidade. Por ano, a Embrapa fornece cerca de 4.800 kg de fubá do milho BR 473 e aproximadamente 4.000 kg de canjica do milho BR 451. As duas cultivares são de milho QPM (sigla em inglês que significa milho de alta qualidade protéica). Na solenidade de quinta-feira, será assinada a prorrogação do contrato. O terceiro contrato também é um aditivo ao já existente com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Minas Gerais. Por ele, a Embrapa se compromete a contribuir na capacitação de produtores rurais mineiros.
Além dos livros e dos contratos, serão homenageadas instituições e pessoas parceiras da Embrapa Milho e Sorgo. A Emater-MG (pelos 55 anos), a Epamig (pelos 30 anos), Afrânio Avelar (pelas contribuições para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro) e João Leonardo de Oliveira (pelos quatro anos à frente da Faped) receberão as homenagens.