25/2/2005 (14:43:55)
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) está organizando um workshop sobre integração lavoura e pecuária para o periodo de 14 de 18 de março. O objetivo é nivelar informações entre os participantes de projeto aprovado recentemente pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto está começando e tem previsão de término para 2007. Ao todos, estão previstos R$2.000.000,00 para os tres anos. Participam dez unidades da Embrapa de diferentes regiões do país, além de empresas parceiras. A gestão dos recursos é através da Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento). Ramon Costa Alvarenga, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, é o coordenador do projeto.
A discussão das responsabilidades de cada participante do projeto e das estratégias a serem seguidas durante a execução dos trabalhos está prevista durante o workshop, que deverá ser realizado no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio).
O projeto prevê o treinamento e a capacitação de cerca de 400 técnicos de todo o país quanto a integração lavoura e pecuária. A integração das duas atividades, se bem planejada e executada, traz tanto benefícios econômicos (através do aumento da produção da propriedade rural) como ambientais (pela recuperação de áreas degradadas, por exemplo).