28/04/2005 (12:00:00)
Uma parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo Sete Lagoas-MG), Emater-MG e Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho irá viabilizar a apresentação de tecnologias e resultados de pesquisa em dia de campo sobre silagem de milho e sorgo no próximo dia 29, sexta-feira. A fazenda Cooperbom, no município de Bom Despacho, será palco para a apresentação de palestras e visita às vitrines implantadas por pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. Três temas serão apresentados: a conjuntura econômica da produção de milho, características de híbridos de milho e sorgo e resultados da implantação do projeto de integração lavoura - pecuária. Um dos diferenciais dos sistemas "Santa Fé" e "Barreirão", tecnologias que compõem o projeto de integração entre lavoura e pecuária, segundo o coordenador do estudo, pesquisador Ramon Costa Alvarenga, é o plantio consorciado de uma lavoura produtora de grãos ou forragem com uma forrageira para pastagem. Os nutrientes residuais contribuem para aumentar a produção e produtividade das pastagens. "O sistema 'Barreirão', por exemplo, deve ser implantado em pastagens degradadas onde é necessário corrigir o perfil do solo", explica Alvarenga. Já o sistema 'Santa Fé' é utilizado quando o solo já está corrigido. Consiste principalmente, segundo ele, na dessecação da pastagem degradada e na realização de plantio direto sobre a palhada.
As vantagens do sistema "Santa Fé" vão desde a viabilização do plantio direto na maior parte das áreas à conservação do solo e maior flexibilidade de plantio, características aliadas à economia oferecida ao produtor pela renda obtida com a produção de outra cultura, além do aumento da capacidade de suporte da área. O projeto de integração entre lavoura e pecuária foi aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e participam 10 Unidades da Embrapa e empresas parceiras. Teve início em 2005 e tem previsão de término para 2007. PORTFÓLIO DE PRODUTOS - Híbridos de milho e sorgo lançados em 2003 e em 2004 pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, terão suas características apresentadas no dia de campo. Segundo o pesquisador Antônio Carlos Viana, da área de Negócios Tecnológicos, o híbrido de milho simples BRS 1030 apresenta ótima estabilidade de produção, resistência ao acamamento e quebramento do colmo, além de resistência às principais doenças foliares. Na fazenda da Cooperbom em Bom Despacho, o híbrido apresentou produtividade de massa de 68 toneladas / hectare. Já o BRS 2020, com produtividade de 49 toneladas / hectare no local, é uma cultivar de ciclo precoce, milho que associa alta produtividade à boa estabilidade de produção. Entre os híbridos de sorgo, o BRS 610 apresenta alta produtividade de matéria seca, qualidade na silagem e resistência ao acamamento. Possui ainda - entre os híbridos forrageiros para silagem de porte alto - alta digestibilidade de matéria seca e rendimento de até 18 toneladas / hectare (valores médios), além de ser tolerante à acidez do solo. O híbrido BR 700, que produz de 30 a 40 toneladas de massa verde por hectare (valores médios), também é tolerante à acidez do solo e apresenta resistência ao acamamento e maior estabilidade de produção. "A silagem é de alto valor nutritivo", conclui o pesquisador.
CONJUNTURA - De acordo com João Carlos Garcia, pesquisador da área de Economia da Embrapa Milho e Sorgo e um dos palestrantes do dia de campo, a baixa incidência de chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em 2005 pode afetar o abastecimento interno de milho e alterar uma situação que se apresentava como tranqüila para os consumidores deste cereal, principalmente os produtores que o utilizam na alimentação de aves e suínos. Segundo o pesquisador, os produtores de milho deverão estar atentos para técnicas de gerenciamento da produção que possibilitem a obtenção de maior produtividade das lavouras, maior eficiência no uso dos insumos e melhor controle dos custos de produção. Outras informações sobre o dia de campo sobre silagem de milho e sorgo podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Milho e Sorgo pelo telefone (31) 3779-1059, pelo e-mail gfviana@cnpms.embrapa.br ou na home page da Unidade: www.cnpms.embrapa.br . SERVIÇO EVENTO: Dia de Campo sobre silagem de milho e sorgo LOCAL: Fazenda Cooperbom (Bom Despacho - MG)
DATA: 29/04/2005
ABERTURA: 08h
ORGANIZAÇÃO:
Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho
Emater-MG
Embrapa Milho e Sorgo
PROGRAMAÇÃO
Palestras:
Perspectivas de Mercado
Ajuste de custo com produtividade
Estímulos sobre a produção de milho
Divulgação de resultados de híbridos
Projeto de Integração Lavoura - Pecuária (Sistemas Santa Fé e Barreirão)
INFORMAÇÕES : Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial
Tel.: (31) 3779-1059
Jornalistas:Guilherme Ferreira Viana e Clenio AraujoClênio Araújo
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos:(31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 clenio@cnpms.embrapa.br