17/5/2005 (10:40:00)
Curvelo, município localizado na região central de Minas Gerais, sedia nesta quarta-feira, 18, o 1º Circuito do Milho, programa que tem o objetivo de aumentar a produção e a produtividade da cultura do cereal nas regiões Centro e Centro-Oeste de Minas Gerais. Integrante do programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Milho, também denominado Minas Milho, que tem a meta de consolidar o estado de Minas Gerais como o segundo produtor de milho do país e tornar o Estado exportador do grão, o Circuito do Milho tem seis etapas já realizadas das oito previstas. O programa é executado em parceria pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, e iniciativa privada.
Em Curvelo, quatro palestras técnicas serão realizadas. A primeira irá abordar o panorama da cultura do milho na região e será apresentada pelo engenheiro agrônomo Geraldo Durães, da Emater-MG. Manejo da cultura será o tema apresentado pelo engenheiro agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Logo depois os temas produtividade e integração lavoura ? pecuária completam a programação técnica, ministradas por engenheiros agrônomos das Faculdades Federais Integradas de Diamantina e Emater-MG, respectivamente. Haverá ainda apresentações de tecnologias de empresas privadas.
PREVISÕES ? Com as ações do programa Minas Milho, a expectativa, segundo informações da Emater-MG, é de que até 2007 a produção ultrapasse sete milhões de toneladas, gerando 50 mil empregos diretos e beneficiando 300 mil produtores. Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo João Carlos Garcia, da área de Economia Agrícola, as recomendações agronômicas devem ser cada vez mais observadas para que o produtor obtenha um melhor gerenciamento das lavouras. ?O Brasil é um dos poucos países que podem aumentar a produção. O consumo, cada vez mais crescente, exige posturas gerenciais da lavoura?, pondera o pesquisador.
De acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cultura do milho foi a segunda mais prejudicada na safra nacional de grãos 2004/2005 logo após a da soja, com uma perda nacional de 14,5% ou 4,7 milhões de toneladas. Já em Minas Gerais, segundo dados da mesma fonte, no comparativo total de área, produtividade e produção, o Estado apresentou uma produtividade de 4535 kg/ha na safra 2004/2005, apresentando uma variação positiva de 1,8% em relação à safra passada, enquanto a área plantada teve um acréscimo de apenas 1,0%, chegando a 1,36 milhões de hectares plantados. A produção do Estado alcançou 6,16 milhões de toneladas, com acréscimo de 2,8%. A sétima etapa do Circuito do Milho em Curvelo tem início às 13 horas no Parque de Exposições Tatersal.
Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone: (31) 3779-1059
Fax: (31) 3779-1068
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br