24/5/2005 (10:01:00)
Está programada para a próxima terça-feira, 24 de maio, em Diamantina-MG, mais uma etapa do 1º Circuito do Milho, evento que faz parte do programa Minas Milho. Esse programa é coordenado pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e executado pela Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Emater-MG, em parceria com o setor privado.
Para a etapa de Diamantina, que acontecerá a partir das 13h no Campus das Fafeid (Faculdades Federais Integradas de Diamantina), haverá palestras e apresentações de empresas. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo João Carlos Garcia falará sobre aspectos econômicos da cultura do milho. O panorama do milho na região central mineira será abordado pelo engenheiro agrônomo da Emater-MG Geraldo Durães Pereira. Está prevista ainda palestra sobre fatores impactantes na lucratividade do milho.
O Circuito do Milho teve início em novembro do ano passado em Pará de Minas, região Centro-Oeste do estado. Ao todo, cerca de 1.000 pessoas participaram das seis etapas já realizadas, entre produtores rurais, extensionistas rurais, técnicos que trabalham com agronegócio e lideranças locais. As outras etapas aconteceram em Itabirito, Paraopeba, São Domingos do Prata, Esmeraldas e Curvelo.
Os objetivos principais do programa Minas Milho são estimular o aumento da produção e da produtividade da cultura do milho no estado e confirmar Minas Gerais como o segundo maior produtor do grão no país. Como metas numéricas, o programa pretende fazer com que a produtividade média do milho (que em Minas hoje é de pouco mais de 4.500 kg/ha) suba para 5.000 kg/ha e que o estado ultrapasse as sete milhões de toneladas do grão (a safra 2004/2005 registra menos de 6,2 milhões de toneladas).
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tel: (31) 3779-1172
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br