2/8/2005 10:08:54
Agregar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas em agricultura orgânica. Segundo o chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, essa é a meta da Unidade na gestão do projeto "Desenvolvimento de Tecnologias para a Produção Orgânica de Grãos", estudo componente do Macroprograma 1 intitulado "Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas Orgânicos de Produção Agropecuária Sustentáveis". O estudo envolve 110 pesquisadores e 16 Unidades da Embrapa e tem como coordenador Ricardo Trippia, pesquisador da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ). O tema será discutido até quarta-feira, 03, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) por técnicos e pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina-PR), Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia-GO) e Embrapa Agrobiologia.
De acordo com Ivan Cruz existem muitas possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas para a produção orgânica de grãos. Uma delas é o processamento em forma de ração, ampliando as cadeias produtivas envolvidas no projeto. Segundo Ricardo Trippia, líder do projeto em rede, é grande a responsabilidade dos pesquisadores, já que a agricultura orgânica vem ganhando cada vez mais expressão. "É um desafio entender a integração entre os diferentes processos e preservar a harmonia entre eles", explica. "Nossa idéia não é apenas apresentar resultados. É promover a participação, investindo na integração entre os colegas para viabilizar novas possibilidades", completa.
Segundo o gestor do projeto componente da Embrapa Milho e Sorgo, José Carlos Cruz, resultados positivos têm sido observados na condução orgânica de lavouras com variedades de milho, arroz e soja, experimentos instalados há dois anos na Unidade em forma de rotação de culturas em uma área de 12 hectares, em uma espécie de "fazendinha orgânica". Na cultura do milho o pesquisador afirma que a principal praga - a lagarta-do-cartucho - está sendo controlada por inimigos naturais, coletados na planta ou dentro do corpo da praga, criados em laboratório e depois liberados nas plantações: o Trichogramma. "Resultados satisfatórios estão sendo observados", avalia o pesquisador. José Carlos afirma que variedades de milho conduzidas de maneira orgânica produziram até seis toneladas por hectare na última safra (2003/2004).
TEMAS - Durante a reunião pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também apresentarão resultados por atividades desenvolvidas no projeto. Entre os temas destacam-se o uso de dejetos de animais na agricultura (Egídio Arno Konzen), uso de compostos orgânicos e de adubação verde para sistemas de produção orgânica de milho (Ramon Alvarenga), dinâmica de plantas espontâneas (Décio Karam), armazenagem qualitativa para o milho orgânico (Jamilton Pereira dos Santos), avaliação do desempenho produtivo e de cultivares de milho (José Carlos Cruz e Israel Alexandre Filho), diversidade metabólica e genética (Ivanildo Marriel), monitoramento da dinâmica das pragas do milho (Ivan Cruz), dinâmica de doenças (Fernando Tavares Fernandes) e avaliação socioeconômica e ambiental dos sistemas de produção (Jason de Oliveira Duarte).
Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br