08/09/2005 13:36:46
Sete Lagoas-MG receberá, entre 19 e 21 de setembro, o evento 44º Simpas (Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável). O objetivo principal é compartilhar informações para atualizar os profissionais de Ciências Agrárias e os estudantes do último ano desses cursos dentro de uma visão integrada da produção agrícola sustentável.
Por produção agrícola sustentável, entende-se a utilização de práticas racionais de aumento da produtividade e da rentabilidade do agronegócio nacional, obedecendo a critérios como respeito ao meio ambiente e aos direitos do consumidor. Estão programadas palestras e debates sobre variados temas. Logo após cada palestra, está previsto um debate sobre o tema tratado.
Alguns assuntos que serão abordados: "adubação do sistema de produção na agricultura sustentável", "integração lavoura-pecuária", "segurança alimentar", "desafios do agronegócio brasileiro", "defesa vegetal: legislação, normas e produtos" e "segurança no manuseio e na aplicação de produtos fitossanitários". O 44º Simpas começa no noite de segunda-feira, dia 19, com a palestra "Produção e preservação ambiental", a ser feita por Alfredo Sheid Lopes, da Ufla (Universidade Federal de Lavras) e da Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos).
Os valores das inscrições para o evento são R$ 40,00 (profissionais) e R$ 20,00 (estudantes). O número de vagas é limitado. Para se inscrever, basta depositar o valor na conta 81.602-7, agência 0395-6 do Banco do Brasil, e enviar o comprovante pelo fax (31) 3779-1088 aos cuidados da organização do Simpas.
O evento acontecerá no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio), da Embrapa Milho e Sorgo, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Paulo Afonso Viana, pesquisador da Embrapa, é o presidente da comissão organizadora. Para mais informações, consulte a página eletrônica do evento: http://www.cnpms.embrapa.br/eventos/XLIV_SIMPAS/index.php.
A promoção do 44º Simpas é da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), da Anda, da Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e da Potafos (Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e Fosfato). Os realizadores são a Embrapa Milho e Sorgo, a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). O evento conta com o patrocínio das empresas Bayer CropScience, FMC e Basf.
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br