14/10/2005 09:43:19
As doenças do milho causadas por vírus e molicutes, patógenos que infectam os tecidos condutores da seiva na planta, assim como seus insetos transmissores, são o tema do seminário internacional Mollicutes, virus e insectos vectores en maíz que acontece de 18 a 20 de outubro em Lima, Peru. O evento irá reunir trabalhos desenvolvidos em conjunto por pesquisadores da América Latina, onde o problema causa grandes perdas econômicas, com resultados recentes de pesquisa obtidos a partir da colaboração entre três países: Brasil, Argentina e Peru.
O projeto "Molicutes e vírus em milho: variabilidade, resistência e vetores", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (Prosul), é a base das informações que serão discutidas. A variabilidade dos patógenos causadores das doenças, a resistência a certos tratamentos, métodos de melhoramento do milho, a abordagem de mecanismos de tolerância, inimigos naturais dos molicutes e vírus e levantamento dos principais insetos transmissores são os principais temas a serem debatidos.
De acordo com informações de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), reunidas no trabalho "Aspectos fisiológicos de plantas de milho infectadas por molicutes sob diferentes níveis de água no solo" (disponível em http://www.cpa.unicamp.br/sbfv/journal/pdfs/v13n3/v13n3p293.PDF), as doenças provocadas por esse patógenos na cultura do milho destacam-se pela alta incidência e prejuízos causados na produção de grãos. Os molicutes são transmitidos de forma persistente pelas cigarrinhas (Dalbulus maidis) e ocorrem simultaneamente nas mesmas áreas, atingindo freqüentemente as mesmas plantas. Os sintomas são alterações na coloração das folhas, afetando o desenvolvimento e a produção de grãos, e a proliferação de espigas improdutivas.
Da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), serão apresentados os trabalhos "Molicutes em milho: variabilidade e resistência", de autoria da pesquisadora Elizabeth de Oliveira, "Variabilidade na seqüência de proteínas e sua associação à resistência do mosaico comum no milho" (pesquisadora Isabel Regina Prazeres de Souza), "Métodos de melhoramento de milho para resistência a doenças", do pesquisador Elto Eugênio Gomes e Gama, e "Avanços na pesquisa por controle biológico de pragas em milho e perspectivas comerciais", de autoria do pesquisador Ivan Cruz. Outras informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo pelo telefone (31) 3779-1059 ou pelo e-mail gfviana@cnpms.embrapa.br.
EVENTO: SEMINARIO INTERNACIONAL "MOLLICUTES, VIRUS E INSECTOS VECTORES EN MAÍZ"
DATA: 18 a 20 de outubro de 2005
LOCAL: Universidad Nacional Agraria La Molina - Faculdad de Agronomía
Lima - Peru
INFORMAÇÕES: cursosmip@lamolina.edu.pe
Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br