3/11/2005 10:33:46
Na próxima segunda-feira, 7 de novembro, acontece em Sete Lagoas-MG solenidade oficial de comemoração dos 30 anos da Embrapa Milho e Sorgo, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Está confirmada a presença do diretor presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, que visitará pela primeira vez a Unidade desde que passou a ocupar o cargo.
A empresa fica no km 45 da rodovia MG 424, entre os municípios de Sete Lagoas e Prudente de Morais, na região Central de Minas Gerais. Além desta área, de quase dois mil hectares, a Embrapa Milho e Sorgo mantém uma área experimental de mais de 100 hectares em Nova Porteirinha, no Norte mineiro. São desenvolvidas dezenas de pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Durante a comemoração oficial de 7 de novembro serão lançados dois livros, um sobre o milheto e outro sobre as doenças do milho, e um software sobre irrigação. Duas novas cultivares também serão apresentadas. A programação, que será no auditório Renato Coimbra e na Vitrine de Tecnologias, está sendo finalizada e envolverá diversos momentos. Confira abaixo o que entrará na solenidade:
Livros - "Milheto: Tecnologias de produção e agronegócio" é o nome de um dos livros que serão lançados. Os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Déa Alécia Martins Netto e Frederico Ozanan Machado Durães são os editores técnicos. A publicação tem oito capítulos distribuídos por mais de 200 páginas. Considerado o sexto cereal mais importante do mundo, o milheto tem tradicionalmente duas aplicações: o consumo humano (na África e na Índia, sobretudo) e a alimentação animal (na forma de capineira ou pasto).
Essa cultura é uma excelente opção para cobertura dos solos em áreas de plantio direto e como fonte de grãos e de forragem para regiões com risco de oferta de água. Como características do milheto, destacam-se a alta resistência à seca, a adaptação a solos de baixa fertilidade, o crescimento rápido e a boa produção de massa. Atualmente, o mercado brasileiro tem poucas cultivares de milheto disponíveis.
"Doenças do Milho - Identificação e Controle" é o nome do outro título que será apresentado. De autoria dos pesquisadores Elizabeth de Oliveira, Fernando Tavares Fernandes e Nicésio de Almeida Pinto, a obra aborda o sistema de produção de sementes e grãos e fornece diagnósticos de doenças do milho e sugere medidas de controle, com o objetivo de evitar prejuízos e garantir a produtividade.
Os sintomas de cada doença são apresentados de forma sintética, características essenciais à sua identificação. Ao todo, os fitopatologistas da Embrapa Milho e Sorgo selecionaram 69 imagens representativas de cada doença, mostrando detalhes e características dos agentes causais. O livro é dividido em cinco capítulos: doenças foliares em milho, podridões do colmo, doenças da espiga, doenças sistêmicas e as causadas por nematóides.
Cultivares - Serão apresentadas, no dia 7 de novembro, duas cultivares resultado do programa de melhoramento genético da Unidade: o milho BRS Caatingueiro e o sorgo BRS Ponta Negra. O BRS Caatingueiro é um milho desenvolvido para a região Nordeste do Brasil, com ênfase no Semi-Árido. Apresenta ciclo superprecoce, característica desejável para a região, com florescimento entre 41 e 50 dias. Dessa forma, diminuem-se os riscos de estresse de umidade no período em que o milho é mais sensível à falta de água.
Por causa de sua superprecocidade, o BRS Caatingueiro pode ser colhido em cerca de 90 dias, ao passo em que uma cultivar tradicional de milho é colhida por volta de 120 dias. A produtividade na região mais seca do Semi-Árido fica entre duas e três toneladas por hectare. Em condições com maior regularidade de chuvas, podem ser obtidas produtividades entre quatro e seis toneladas por hectare.
BRS Ponta Negra - A Embrapa Milho e Sorgo e a Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) estão lançando no mercado o BRS Ponta Negra, variedade de sorgo tolerante à seca e resistente a solos mais fracos, que apresentam altos teores de alumínio. Com alto potencial de rebrota e de porte médio, o BRS Ponta Negra é destinado para a produção de forragem, tanto para silagem como para corte, e indicado, especialmente, para agricultores da base familiar do Semi-Árido da região Nordeste.
A variedade, segundo o pesquisador Fredolino Giacomini dos Santos, da Embrapa Milho e Sorgo, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do material, apresenta como diferencial o alcance da época de colheita, com grãos, em torno de 90 dias após o plantio. "É uma cultivar de alto potencial produtivo, apresenta silagem de alta qualidade e é indicada para ser usada em regiões de pouca disponibilidade de recursos hídricos", antecipa. A variedade é resistente ao acamamento e às principais doenças que atacam a cultura.
Lançamento do software Irriga Fácil
Um software capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de colheita. Estas são as vantagens do Irriga Fácil, software que será lançado durante a solenidade oficial de comemoração dos 30 anos da Embrapa Milho e Sorgo. Desenvolvido em linguagem Delphi, o programa tem a mesma precisão de estações climatológicas automáticas e são fornecidas informações como dados de clima, do solo, da planta e do sistema de irrigação.
O Método Resende, desenvolvido por uma equipe de diversas instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento, é o banco de dados do software. O método consiste em ajustar e calcular valores da evapotranspiração, estimativa da perda de água da superfície do solo e das plantas, utilizando uma série histórica de dados climáticos comparados com predições desses valores para os anos seguintes.
Experimentos foram conduzidos em 2003 em área experimental da Embrapa Milho e Sorgo para confrontar os dados obtidos no campo com as informações projetadas pelo software. A precisão do programa foi comprovada ainda por 60 simulações feitas em computador, cujos dados foram exatamente os mesmos dos calculados diariamente pela equipe. O Irriga Fácil é resultado de parceria entre Embrapa Milho e Sorgo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Emater-MG e Banco do Nordeste. O software deve ter a forma de distribuição definida até o final deste mês.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalistas da Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tels.: (31) 3779-1059 / 3779-1172
E-mails: gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br