21/11/2005 11:13:01
No dia 21 de novembro será realizado na sede campestre do Sesc, em Juiz de Fora - MG, um curso que visa capacitar técnicos da Emater- MG para a transferência de tecnologias a respeito da integração lavoura/pecuária. O curso se estende até o dia 23, com palestras de pesquisadores de várias unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), técnicos da Emater e professores da Universidade Federal de Viçosa.
O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alyssom Paulinelii, fará a abertura do evento. Ele vai falar sobre o potencial da integração lavoura/pecuária para o desenvolvimento sustentável em áreas de morro. O evento antecipa um dos temas que será destaque durante o Congresso Internacional do leite, a ser realizado dos dias 28 a 30 de novembro, em Goiânia - GO.
Integrar a lavoura com a pecuária com objetivo de incrementar a produção de carne, leite e grãos faz parte de um projeto da Embrapa, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A integração tem sido tema de dezenas de cursos ministrados em dez estados brasileiros. O objetivo é disseminar informações com vistas a reduzir o custo de produção e otimizar o uso racional dos recursos naturais.
Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG), coordenador do projeto, Ramon Costa Alvarenga, ao longo do projeto serão treinados cerca de 400 técnicos de instituições públicas e privadas. “Vamos torná-los multiplicadores da tecnologia, sensibilizando produtores a cerca dos seus benefícios”. Além dos cursos, propriedades-modelo serão transformadas em unidades demonstrativas, que poderão ser visitadas por demais produtores.
O pesquisador da Embrapa Gado de Leite (Juiz de fora – MG), Fausto de Souza, também envolvido no projeto, diz que com a integração ganham a lavoura e a pecuária. “O cultivo da lavoura favorece na recuperação de pastagens degradadas e as áreas de pastagens contribuem para o bom desenvolvimento das lavouras”.
O que se pretende é diversificar o uso do solo. A monocultura tanto de pasto como de grãos é bastante prejudicial, favorecendo o aparecimento e a intensificação de doenças e pragas. Do ponto de vista do solo, um único sistema radicular de plantas contribui para diminuir sua vida útil. Além disto, o cultivo de uma única espécie provoca um desbalanceamento do solo já que na monocultura sempre são explorados os mesmos nutrientes.
Programa
21 de novembro
- A Integração Lavoura-Pecuária como potencial de Desenvolvimento Sustentável para áreas amorreadas - Alysson Paulinelli (ABAG)
- Apresentação do projeto PROTILP - Ramon Costa Alvarenga (Embrapa Milho e Sorgo)
- Integração Lavoura-Pecuária: Sustentabilidade da Agropecuária e Produção de grãos na ILP - Ramon Costa Alvarenga (Embrapa Milho e Sorgo)
- Produção e Utilização de Forragem na ILP - Miguel M. Gontijo Neto (Embrapa Milho e Sorgo)
- Avaliação Socio-econômica na ILP: Comparação de sistemas de ILP com sistemas tradicionais – custo/benefício - João Carlos Garcia (Embrapa Milho e Sorgo)
22 de novembro
- Condições necessárias para a implementação da ILP e sua contribuição para a conservação dos recursos naturais e sustentabilidade da produção - Ernani Luiz Agnes (DTF/UFV)
- Programa do DFT/UFV para ILP em áreas amorreadas - Francisco Cláudio Lopes de Freitas (DTF/UFV)
- Manejo de plantas daninhas e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas na Integração Lavoura-pecuária
- Francisco Cláudio Lopes de Freitas (DTF/UFV)
- Gestão das águas nos sistemas conservacionistas: SPD e Integração Lavoura-Pecuária – Aluisio Granato de Andrade (Embrapa Solos)
- Manejo de solo, rotações e biomas em Sistema de Plantio Direto (SPD) - Pedro Luiz de Freitas (Embrapa Solos)
- A ILP na prática – Visão e Experiência do Setor Produtivo - Vicente de Paula Machado (Sítio Valão - Mar de Espanha, MG)/Wilson Ashidani (Fazenda Ashidani – Piedade do Rio Grande, MG).
- Visita ao Campo Experimental de Cel. Pacheco.
Rubens Neiva (MTb 5445/MG)
Embrapa Gado de Leite
Contatos: (32) 3249-4712 - neiva@cnpgl.embrapa.br