23/11/2005 11:24:27
A cidade de Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, foi o local escolhido para o lançamento do Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Milho daquela região. O programa faz parte do Minas Milho, esforço conjunto da Embrapa Milho e Sorgo e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, através da Emater-MG, que pretende aumentar a produção e a produtividade da cultura do milho no estado.
Como objetivos do Minas Milho, destacam-se a manutenção do estado como o segundo maior produtor de milho do país e a elevação da produtividade média. Os primeiros dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) referentes à safra 2005/2006 indicam que a produção do estado deve ser de menos de seis milhões de toneladas e a produtividade deve ser menor que 4.300 kg / ha. Entre outras, as metas do Minas Milho, até 2007, são de aumentar a produção para sete milhões de hectares e a produtividade para 5.000 kg / ha.
O programa Noroeste Milho, como está sendo chamado o Minas Milho naquela região, será lançado no dia 1º de dezembro na Coagril (Cooperativa Agrícola de Unaí). Serão apresentados, pelo gerente regional da Emater-MG Manoel Faria Duque, os objetivos e as ações do programa. Logo depois, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Jason de Oliveira Duarte falará sobre aspectos econômicos da cultura do milho.
Antes mesmo do lançamento oficial, estão acontecendo nesta semana palestras técnicas em diferentes cidades da região. O engenheiro agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa, fala sobre sistemas de produção de milho. O tema de Luiz Adriano Cordeiro, da APDC (Associação de Plantio Direto no Cerrado), é o milho na integração lavoura-pecuária sob plantio direto. Já Álvaro Goulart, da Emater-MG, fala sobre a importância econômica do milho para a região. As palestras estão ocorrendo nas cidades de Arinos, Bonfinópolis, Guarda-Mor, Paracatu, João Pinheiro e Unaí.
Além das palestras técnicas, estão previstas outras atividades no Noroeste Milho. Entre elas, uma vitrine, em que serão mostradas diferentes tecnologias para o sistema de produção da cultura do milho e um concurso de culinária. Além da Embrapa Milho e Sorgo e da Emater-MG, realizadoras, apoiam o programa diversas instituições, como cooperativas, prefeituras da região e instituições de ensino.
Clique aqui para acessar notícia sobre o Noroeste Milho postada no site da Emater-MG
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br