15/12/2005 09:40:45
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu na quinta-feira, 15, o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), iniciativa do Governo Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de organizações reunidas no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. O prêmio foi entregue em reconhecimento à tecnologia social das barraginhas, mini-açude que tem como objetivo captar as águas das chuvas. A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
A tecnologia das barraginhas, coordenada pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo, conquistou o primeiro lugar na categoria "organizações". O Prêmio ODM Brasil faz alusão à Declaração do Milênio, documento assinado em 2000 por líderes de 189 países durante a Cúpula do Milênio realizada na sede da ONU em Nova Iorque. O documento prioriza a extinção da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015 e para isso foram estabelecidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com metas nas áreas de renda, educação, saúde infantil e materna, combate a doenças, saneamento, habitação, meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias pela sustentabilidade.
As metas do Prêmio ODM Brasil são incentivar e dar mais visibilidade a práticas que contribuam para tais objetivos. Segundo Luciano Cordoval, a água captada pelas barraginhas ameniza estiagens e favorece o plantio de lavouras, hortas e pomares. "Em regiões semi-áridas, por exemplo, as barraginhas podem captar a água de uma chuva intensa e concentrada e armazená-la para períodos ainda mais secos. Esta é uma das principais vantagens", explica. A causa para a sustentabilidade está no armazenamento da água e na oferta de maior umidade a áreas de baixada, favorecendo o surgimento e enriquecimento de mananciais. Outra vantagem da tecnologia é a revitalização de córregos e rios e o surgimento de minas e nascentes.
Um comitê formado por membros do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), ministérios setoriais, Caixa Econômica Federal, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Nações Unidas no Brasil definiu as iniciativas finalistas, sendo que a seleção final foi feita por um júri especial representativo de diversos setores da sociedade. É o sexto prêmio que a tecnologia social das barraginhas conquista desde 2003. Segundo Luciano Cordoval a tecnologia foi implantada em 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3779-1059 ou pelo e-mail sac@cnpms.embrapa.br . Acesse a página do Prêmio ODM Brasil: http://www.odmbrasil.org.br/
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel. / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br