7/3/2006 16:03:12
A integração lavoura-pecuária utilizando o sistema de plantio direto será tema de dia de campo nesta quarta-feira, 08, no município mineiro de Papagaio, localizado na região Central do Estado. O evento, que tem a realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Emater-MG, da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), irá mostrar as vantagens da utilização da tecnologia no cultivo de área com milho para silagem e na formação de pastagens.
Avaliações de custos e dados referentes à produtividade do sistema, além de demonstrações de máquinas e implementos agrícolas, serão apresentados. O diferencial da integração lavoura-pecuária, segundo o pesquisador Ramon Alvarenga, da Embrapa Milho e Sorgo, é o depósito de nutrientes residuais no solo, que contribuem para aumentar a produção e produtividade das pastagens. A tecnologia permite a utilização de dois sistemas: Santa Fé e Barreirão.
O sistema Barreirão deve ser implantado em pastagens degradadas onde é necessário corrigir o perfil do solo. Já o sistema Santa Fé é utilizado quando o solo já está corrigido. Consiste principalmente na dessecação da pastagem degradada e na realização de plantio direto sobre a palhada. As vantagens do Santa Fé vão desde a viabilização do plantio direto na maior parte das áreas à conservação do solo e maior flexibilidade de plantio, características aliadas à economia oferecida ao produtor pela renda obtida com a produção de outra cultura, além do aumento da capacidade de suporte da área.
VISITA - Um grupo de 32 fazendeiros ingleses irão comparecer ao dia de campo sobre integração lavoura-pecuária em plantio direto. O grupo, que visitará Minas Gerais pela primeira vez, já percorreu instituições ligadas ao agronegócio nos estados da Bahia e Pernambuco. Os agricultores produzem uma grande variedade de culturas, como batata, beterraba, cevada, feijão e trigo e tem interesse em especial por culturas com potencial para exportação. A programação prevê também uma visita às instalações da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3779-1065 ou pelo e-mail sac@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br