9/3/2006 12:01:28
Mais eficiência na utilização da terra e aumento da produção de carne, grãos e leite. Estabilidade econômica e preservação do meio ambiente. Estas são as principais vantagens da integração entre lavoura e pecuária, tecnologia apresentada durante dia de campo realizado na última quarta-feira, 8, no município mineiro de Papagaio, localizado na região central de Minas Gerais. Engenheiros agrônomos e técnicos da Emater-MG, da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), em parceria com o produtor João Batista Reis, recuperaram uma área degradada de um hectare, utilizando a tecnologia.
Na visão do público presente, os resultados são animadores. Segundo Jadir Maurício Lanza Rabelo, presidente do Sindicato Rural de Sete Lagoas, os investimentos têm retorno garantido. "Vale a pena recuperar uma área utilizando a integração lavoura-pecuária. A venda da silagem produzida nesta propriedade, por exemplo, paga o investimento e o produtor terá um pasto muito bem formado", analisa. A recuperação foi feita através do plantio de um híbrido de milho e de braquiária brizantha em uma área de pastagem degradada, com alta incidência de cupinzeiros. "O diferencial do sistema é a antecipação do período de entrada dos animais e a produção de forragem de excelente qualidade", explica Miguel Marques Gontijo Neto, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.
O pesquisador afirma que antes de o produtor adotar o sistema um diagnóstico deve ser feito na propriedade, com levantamentos de solo, clima e infra-estrutura. "O mais indicado é a procura de técnicos rurais para uma análise", diz. Outras informações sobre integração lavoura-pecuária e o sistema de plantio direto podem ser obtidas junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: sac@cnpms.embrapa.br ou (31) 3779-1069.
Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br